Jornal Estado de Minas

BARREIRAS SANITÁRIAS

Coronavírus: 65 pessoas apresentaram sintomas da doença em barreiras sanitárias de BH


No primeiro dia de funcionamento, barreiras sanitárias instaladas em Belo Horizonte para controle da propagação do coronavírus detectaram 65 pessoas com sintomas da COVID-19. De acordo com novo boletim divulgado pela prefeitura, 5.433 carros foram abordados por agentes da Guarda Municipal e da BHTrans para a triagem simples. Ao todo, 11.284 pessoas foram avaliadas. O balanço de terça-feira será divulgado na quarta (20).


Foram instaladas 10 barreiras em locais estratégicos da capital mineira. A intenção inicial da prefeitura era fixar pelo menos 18 pontos de checagem na cidade, mas o Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus aguarda o resultado dos trabalhos nesta primeira semana para definir se vai expandir a iniciativa.

A prefeitura garante que não vai impedir nenhuma pessoa de entrar ou sair de Belo Horizonte: "A gente não é ditatorial. O serviço vai nos comunicar a respeito do perfil dos motoristas que terão acesso à cidade. O questionário é sucinto, com medição de temperatura. Quem apresentar o sintoma será orientado a procurar os serviços de saúde. A princípio, a barreira é educativa", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Jackson Pinto, em coletiva de imprensa nessa segunda-feira.

Segundo a prefeitura, as barreiras funcionarão das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, mas há possibilidade de serem estendidas para os fins de semana – conforme a evolução dos casos da doença na capital. A Polícia Militar será orientada a acompanhar até as unidades de saúde as pessoas que apresentarem sintomas de COVID-19.



Onde ficam

Os endereços das barreiras sanitárias foram publicados no Diário Oficial do Município. São eles: 

    Avenida Amazonas, próximo ao Viaduto do Anel Rodoviário
    Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próximo à Rua Conde Pereira Carneiro
    Avenida Civilização, próximo à Rua dos Menezes
    Avenida Dom Pedro I, próximo à Rua Bernardo Ferreira da Cruz
    Avenida Cristiano Machado, próximo à Rua das Gabirobas
    Avenida José Cândido da Silveira, no trecho entre a MG-05 e Rua José Moreira Barbosa
    Rua Jornalista Djalma Andrade, próximo à Avenida Dr. Marco Paulo Simon Jardim
    Avenida Raja Gabáglia, próximo à Rua Parentis
    Avenida Nossa Senhora do Carmo, no trecho Belvedere
    Rua Haiti, no trecho entre a Avenida Presidente Eurico Dutra e Rua Patagônia