No primeiro dia de funcionamento, barreiras sanitárias instaladas em Belo Horizonte para controle da propagação do coronavírus detectaram 65 pessoas com sintomas da COVID-19. De acordo com novo boletim divulgado pela prefeitura, 5.433 carros foram abordados por agentes da Guarda Municipal e da BHTrans para a triagem simples. Ao todo, 11.284 pessoas foram avaliadas. O balanço de terça-feira será divulgado na quarta (20).
Foram instaladas 10 barreiras em locais estratégicos da capital mineira. A intenção inicial da prefeitura era fixar pelo menos 18 pontos de checagem na cidade, mas o Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus aguarda o resultado dos trabalhos nesta primeira semana para definir se vai expandir a iniciativa.
A prefeitura garante que não vai impedir nenhuma pessoa de entrar ou sair de Belo Horizonte: "A gente não é ditatorial. O serviço vai nos comunicar a respeito do perfil dos motoristas que terão acesso à cidade. O questionário é sucinto, com medição de temperatura. Quem apresentar o sintoma será orientado a procurar os serviços de saúde. A princípio, a barreira é educativa", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Jackson Pinto, em coletiva de imprensa nessa segunda-feira.
Segundo a prefeitura, as barreiras funcionarão das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, mas há possibilidade de serem estendidas para os fins de semana – conforme a evolução dos casos da doença na capital. A Polícia Militar será orientada a acompanhar até as unidades de saúde as pessoas que apresentarem sintomas de COVID-19.
Onde ficam
Os endereços das barreiras sanitárias foram publicados no Diário Oficial do Município. São eles:
Avenida Amazonas, próximo ao Viaduto do Anel Rodoviário
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próximo à Rua Conde Pereira Carneiro
Avenida Civilização, próximo à Rua dos Menezes
Avenida Dom Pedro I, próximo à Rua Bernardo Ferreira da Cruz
Avenida Cristiano Machado, próximo à Rua das Gabirobas
Avenida José Cândido da Silveira, no trecho entre a MG-05 e Rua José Moreira Barbosa
Rua Jornalista Djalma Andrade, próximo à Avenida Dr. Marco Paulo Simon Jardim
Avenida Raja Gabáglia, próximo à Rua Parentis
Avenida Nossa Senhora do Carmo, no trecho Belvedere
Rua Haiti, no trecho entre a Avenida Presidente Eurico Dutra e Rua Patagônia