A Prefeitura de Lima Duarte, cidade situada na Zona da Mata mineira, fez um apelo pelas redes sociais para que turistas de São Paulo não visitem o município durante a pandemia do novo coronavírus. O pedido foi feito após a capital paulista iniciar o feriado prolongado, nesta quarta-feira (20), terminando apenas no domingo (24).
No comunicado veiculado, a prefeitura pediu para que quem tem parentes residentes em São Paulo, peça para que eles não viajem para Lima Duarte durante o feriado prolongado. No comunicado, a administração municipal diz ainda que quarentena não é férias.
“Diante do atual cenário mundial de combate ao coronavírus, pedimos a colaboração daqueles que têm parentes em São Paulo para que peça que não venham para Lima Duarte", publicou.
São Paulo é o estado que concentra os maiores índices de coronavírus no Brasil. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, já foram contabilizados 65.995 casos confirmados de COVID-19 e 5.147 mortes pela doença.
Nessa terça (19), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decretou a antecipação de feriados municipais, como o de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro), para quarta e quinta (21), respectivamente. Será declarada, na sexta (22), ponto facultativo na cidade. A medida tem como objetivo aumentar o isolamento social.
Com uma população de cerca de 16 mil pessoas, o município de Lima Duarte tem cinco casos confirmados de coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas (SES/MG) nesta quarta. Ao todo, o estado já registrou 177 mortes pela doença e 5.286 diagnósticos positivos para COVID-19.