A partir desta segunda-feira (25), os ônibus de Belo Horizonte vão disponibilizar dispensers de álcool em gel e máscaras de graça aos passageiros. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (21) pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH). Tudo para combater a proliferação do novo coronavírus.
Leia Mais
Homem quebra janela de ônibus ao ser impedido de entrar sem máscara em BHBelo Horizonte tem aumento na média de passageiros de ônibus em maioUso de máscaras em ônibus é obrigatórioMáscaras descartadas de forma indevida podem afetar o ambientePesquisadores mineiros estudam a trajetória de materiais contaminados pelo coronavírusPrefeitura confirma reabertura do comércio em BH; veja como funcionaráMotorista de aplicativo adapta carro com divisória como prevenção ao coronavírusBriga entre homens em situação de rua em BH termina em delegacia e hospital
As medidas acontecem 11 dias depois que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) determinou o uso obrigatório de máscaras dentro dos coletivos.
Segundo números do SetraBH, o setor tem operado "no vermelho", com queda de 65% no número de passageiros. Segundo o sindicato, o transporte coletivo da capital opera com frota reduzida pela metade.
Em meio à pandemia, as empresas têm orientado ao passageiro, além do uso de máscara, que se evite os horários de pico e as viagens em pé.
Pedem, ainda, que o passageiro evite baldeações. Além, é claro, das recomendações já comuns à população, como higienização das mãos, evitar levar a mão ao rosto e manter a etiqueta da tosse.
Belo Horizonte tem, conforme o último levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, 1.280 casos confirmados de COVID-19 e 36 mortes.