Com aumento de 273% de casos de COVID-19 em 24 horas, a prefeitura de Jaboticatubas, a 60 km de Belo Horizonte, decretou lockdown (bloqueio) a partir deste sábado (22). A informação foi confirmada ao Estado de Minas pelo prefeito Eneimar Adriano Marques (DEM) nesta sexta-feira (20). Ele atribui o estouro das infecções à passagem de um grupo de colaboradores de uma empreiteira pela região.
Leia Mais
Minas rompe 200 mortos pela COVID-19; número de infectados bate novo recordeBusca por exames de rotina cai até 80% em BH e preocupa médicosPrefeitura de Santana do Riacho decreta lockdown após 'invasão' de turistas na Serra do CipóPedro Leopoldo, na Grande BH, fecha novamente o comércio localBom Despacho registra quarto caso de coronavírus em menos de 24 horasValadares torna regras mais rígidas para conter pandemia PM realiza apreensão em casa de jogos no Centro de Belo HorizonteÔnibus também estão na mira das barreiras sanitáriasPrevisão do pico de COVID-19 em Minas Gerais é adiado em um diaDe acordo com o prefeitura, todo o comércio, incluindo o essencial, será suspenso. Apenas postos de gasolina e farmácias terão autorização para funcionar durante o confinamento. As divisas, a princípio, não serão fechadas.
Consta no censo do IBGE que cidade tem 20.143 habitantes. Pelos cálculos do prefeito, frequentadores eventuais somariam mais 10 mil à comunidade. Dados do informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o município tem 71 infectados e 147 casos suspeitos.
'Empreiteira espalhou vírus'
Conta o secretário de governo Rafael Lucas que a disparada de casos de COVID-19 em Jaboticatubas - 19 para 71 em um dia - foi causada por colaboradores da empreiteira Cobra Brasil, instalados na localidade. Segundo o dirigente, a empresa, que faz parte do Consórcio Mantiqueira, ganhou uma licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia ligada ao governo federal, para a instalação de linhas de transmissão de energia por várias cidades da região, incluindo Jaboticatubas.
Rafael Lucas diz que a equipe mobilizada no projeto reúne 213 pessoas. Uma delas apresentou sintomas da virose e foi testada. Diante do diagnóstico positivo, a secretaria municipal de saúde decidiu aplicar o exame às 47 pessoas mais próximas do convívio do trabalhador. Treze delas teriam acusado a presença do vírus - todas assintomáticas.
O prefeito Eneimar Marques diz que, tão logo soube da situação, baixou um decreto suspendendo as atividades da empreiteira. Os colaboradores permanecem isolados em alojamentos e casas alugadas no município. "Dependendo de como as coisas se desenrolarem aqui, podemos restringir ainda mais o lockdown. Tudo vai depender do resultado do bloqueio nesses dois fins de semana", pondera o chefe do executivo.
A reportagem tentou contato com o Grupo Cobra Brasil por telefone e-mail, sem sucesso.