Mais dois novos casos de pacientes com o novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Bom Despacho, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, foram confirmados na manhã desta sexta-feira (22) pela prefeitura municipal. A cidade está enfrentando o momento mais crítico da pandemia até o momento. Em apenas uma semana foram registrados um óbito e cinco novos casos de COVID-19 – quatro em menos de 24 horas.
O primeiro deles é um paciente de 62 anos que estava hospitalizado e já era classificado como suspeito. O outro é um paciente de 32 anos, que cumprirá isolamento domiciliar.
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), publicado nesta sexta-feira (22), registra apenas quatro casos confirmados e um óbito no município do Centro-Oeste. Mas, de acordo com o informe epidemiológico divulgado pela prefeitura, são 255 notificações de casos suspeitos, um de óbito e nove de pessoas contaminadas.
“Estamos monitorando os pacientes doentes e suspeitos. Entretanto, é fundamental que todos os pacientes com determinação para isolamento domiciliar tenham a consciência de que precisam ficar em casa o tempo todo, isolados, para resguardar a saúde dos seus familiares, vizinhos, amigos”, destacou o gerente de epidemiologia do município, Fernando Júnior.
O primeiro caso de COVID-19 em Bom Despacho foi confirmado pela municipalidade em 6 de maio e refere-se a uma mulher que reside no município, mas contraiu a doença em um cruzeiro para o exterior. A paciente se tratou da doença em Belo Horizonte e só retornou para Bom Despacho depois de curada.
Flexibilização do comércio
As atividades comerciais em Bom Despacho foram retomadas no final de abril, seguindo recomendações de prevenção. Na ocasião, o prefeito Bertolino da Costa Neto, por meio de vídeo divulgado no site da prefeitura, reforçou a importância de as pessoas seguirem as orientações do Ministério da Saúde para que a cidade não tenha que passar por novo isolamento total.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina