Com a flexibilização da atividade comercial em Belo Horizonte a partir de segunda-feira, anunciada nessa sexta-feira pela prefeitura, o trem metropolitano da capital mineira vai ampliar o atendimento. O metrô vai funcionar em novo horário a partir do mesmo dia do relaxamento na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus, com mais disponibilidade de viagens. Todas as 19 estações estarão abertas.
A partir de segunda, o metrô funcionará das 5h40 às 20h. Esse horário se aplicará somente durante os dias úteis (de segunda a sexta). A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o trem metropolitano de BH, ainda estuda como a operação será feita aos fins de semana.
Ainda de acordo com a CBTU, somente os trens acoplados vão circular. O intervalo de viagens previsto para horários de pico (6h às 9h e 16h30 às 20h) será de dez a 12 minutos, enquanto a demora em horários de menor movimento tende a ser de 15 a 20 minutos.
O uso de máscaras de proteção segue obrigatório para quem deseja utilizar o metrô. O equipamento deve cobrir nariz e boca de cada usuário. A CBTU também informou que seguirá acompanhando o funcionamento diariamente, com a possibilidade de ajustar a operação.
Devido à pandemia, o metrô de BH funciona com horário especial desde 21 de março deste ano. Entre essa data e este domingo, o metrô não opera entre 9h e 16h30, com exclusividade para os horários de pico.