Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

Agentes da Dutra Ladeira são afastados após contato com colega infectado por COVID-19

Agentes penitenciários do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram afastados depois de um colega policial penal testar positivo para o novo coronavírus. O contaminado está longe das atividades desde 16 de maio deste ano, após receber o resultado do exame.



Alguns dos policiais penais que foram afastados estão sintomáticos e ainda vão realizar os exames para COVID-19. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), não divulgou o total de servidores afastados.

Ainda de acordo com a secretaria, uma série de medidas estão sendo tomadas desde o início da pandemia para tentar impedir o avanço do vírus nas penitenciárias. Visitas e entregas de kits familiares aos presos estão suspensas, além da modificação da escala de trabalho dos policiais.

Além disso, os presos que são recém-admitidos passam por um período de quarentena antes de se juntarem aos demais. A limpeza das instalações da penitenciária Dutra Ladeira também acontece com frequência, informou a Sejusp. Na nota enviada à reportagem, a secretaria não detalhou o tratamento dado aos detentos admitidos antes da pandemia.
 
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados neste domingo, 226 pessoas já morreram em Minas devido à pandemia. Outras 6.668 estão contaminadas em solo mineiro.