A Prefeitura de Pedro Leopoldo, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, decidiu fechar novamente o comércio não essencial para "avaliação de isolamento intermitente" em meio à pandemia de coronavírus. Reabertura parcial começou no início de maio.
Leia Mais
Após alta de 273% nos casos de COVID-19, Jaboticatubas entra em lockdownMinas rompe 200 mortos pela COVID-19; número de infectados bate novo recordePrefeitura de Pedro Leopoldo anuncia novo fechamento do comércio não essencialFlexibilização em BH: 30 mil pessoas retornaram ao trabalho nesta segunda-feiraCartórios de MG já registraram mais de 4 mil atos de transferência de bens durante pandemiaReabertura do comércio em BH: quais serão as ações de fiscalização?Bares, restaurantes e lanchonetes estão autorizados a funcionar por meio de delivery ou retirada no local. Já clínicas médicas e odontológicas poderão atender em regime de urgência. E instituições financeiras e casas lotéricas, ainda que possam abrir sem restrição, terão de estabelecer controle de público.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Leopoldo, que está a 40 quilômetros de Belo Horizonte, tem 336 casos notificados, sendo 54 descartados e 275 suspeitos. O município registra sete casos confirmados de coronavírus. Todos os óbitos suspeitos foram descartados.
Sobre o sétimo caso confirmado no sábado, a administração municipal informa que se trata de um homem, com 38 anos, profissional de saúde, que apresentou sintomas leves e já está recuperado.
"Reafirmamos que a maneira de evitar o contágio é mantendo as medidas de prevenção e isolamento social. Portanto, fique em casa e saia de sua residência somente se for necessário, fazendo sempre o uso de máscaras", sugere a nota da prefeitura divulgada em rede social.
Lockdown
Outro município da RMBH, Jaboticatubas (a 66 quilômetros da capital mineira) chegou a decretar lockdown, o bloqueio completo de atividades comerciais, que ficaram restritas às essenciais, como postos de combustíveis e farmácias. A medida valeu para o sábado e o domingo e será repetida pelo menos no próximo fim de semana.
A ação foi tomada depois de a Secretaria Municipal de Saúde ver o número de casos de COVID-19 disparar 273% em 24 horas. A cidade pulou de 19 para 71 infectados. Desses, 10 apresentaram sintomas, e 63, não. O total de notificados é de 151, sendo 93 homens e 58 mulheres.
O secretário de governo Rafael Lucas atribuiu a explosão local de registros da doença a colaboradores da empreiteira Cobra Brasil instalados na localidade. Segundo ele, a empresa, que faz parte do Consórcio Mantiqueira, ganhou licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a instalação de linhas de transmissão de energia em várias cidades da região, incluindo Jaboticatubas.
O projeto reúne 213 pessoas. O prefeito Eneimar Marques afirmou que, tão logo soube da situação, determinou a suspensão temporária das atividades da empreiteira.