A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou, na manhã de sábado (23), o boletim epidemiológico apontando Bom Despacho como a cidade da Região Centro-Oeste do estado com o crescimento mais expressivo no número de casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2): um salto de cinco para 27 confirmações. Mas, segundo a Secretaria de Saúde do município, ocorreu um equívoco no número de casos positivos indicado pelo órgão.
De acordo com o gerente de vigilância epidemiológica de Bom Despacho, Fernando Júnior, a Secretaria Municipal de Saúde identificou um erro no boletim e, imediatamente, entrou em contato com a SES-MG solicitando a correção.
“Provavelmente, isso ocorreu porque contabilizaram algum erro de planilha ou até mesmo de digitação. Quando notamos o salto na quantidade de casos, pedimos para a SES-MG que enviasse para a gente os nomes das pessoas que estavam sendo contabilizadas como contaminadas. Comparamos a listagem dos nomes enviados por ela com a nossa relação e chegamos à conclusão de que eram pessoas que testaram negativo para a doença”, explicou.
Na sexta-feira (22) a Prefeitura de Bom Despacho confirmou o registro do oitavo e do nono casos de contaminação por COVID-19 na cidade. Porém, eles ainda não foram registrados no boletim da SES-MG, mesmo após as correções. No informe oficial do estado, Bom Despacho ainda apresenta apenas cinco casos positivos e um óbito.
“Entre os 18 casos que foram contabilizados a mais pela Secretaria do Estado, 17 eram de pessoas que testaram negativo para COVID-19 e o outro era de um paciente de outro município”, completou Fernando.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina