Profissionais de saúde de hospitais públicos e alunos do último ano de cursos da área de saúde poderão se inscrever no curso online e gratuito para capacitação no atendimento de pacientes em estado crítico infectados pela COVID-19. O projeto é uma parceria de dois cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Escola de Enfermagem e a Faculdade de Medicina, com o apoio da Faculdade de Psicologia, de outras universidades do Brasil e de entidades.
A professora do Departamento de Enfermagem da UFMG e uma das coordenadoras do projeto, Andreza Werli-Alvarenga, conta que o objetivo é formar o maior número de profissionais para assistência qualificada, por meio de curso de excelência, baseado em evidências científicas. O curso já tem turmas com mais de 750 profissionais de todo o Brasil e Andreza ressalta que as turmas serão criadas enquanto houver a necessidade de formação dos profissionais.
Leia Mais
Coronavírus: Teste molecular para diagnóstico agiliza tratamento na Santa Casa de BHCasos na EPCAR: Barbacena passa a ter maior taxa de infectados de Minas por COVID-19COVID-19: nem 1% das pessoas avaliadas nas barreiras de BH apresentam sintomasMorre Tomaz Aroldo da Mota Santos, ex-reitor da UFMGCientistas criam protótipo aerossol para neutralizar novo coronavírus no arUFMG pode adotar ensino remoto emergencial, diz reitoraTestes positivos para COVID-19 em Minas ultrapassam Nova YorkGoverno admite subnotificação de 1 para cada 10 casos de coronavírusOs idealizadores do curso também realizam uma campanha para viabilizar a doação de tablets. A “Doe um tablet” foi inspirada pela campanha italiana “Direito de dizer adeus” e quer conectar pacientes com a COVID-19 e os familiares, que não podem entrar nas Unidades de Terapia Intensiva. As tecnologias já eram utilizadas antes da pandemia de coronavírus, quando os médicos e enfermeiros emprestavam os aparelhos aos pacientes, mas pelo alto nível de contaminação do vírus os profissionais não podem mais emprestar os celulares. Após a pandemia, a ideia dos idealizadores do projeto é que os aparelhos permaneçam nos hospitais para auxiliar pacientes com familiares distantes ou impossibilitados de realizar a visita presencial.
Serviço
Quem quiser se inscrever no curso de capacitação ou ajudar na campanha de arrecadação de tablets pode ver mais informações em: www.uticovid19ufmg.com.br
(*Estagiária sob supervisão do subeditor Fred Bottrel)