Jornal Estado de Minas

CONDIÇÃO CLIMÁTICA

Frio aperta em Minas e coloca temperatura abaixo de zero no Sul; BH bate novo recorde

Uma massa de ar polar que cobre quase todo o território brasileiro fez com que as temperaturas em duas cidades do Sul de Minas Gerais chegassem a valores negativos durante a madrugada desta quarta-feira, mesmo durante o outono. Belo Horizonte, capital do estado, também renovou o recorde da menor temperatura neste ano.



Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Monte Verde registrou -1,7ºC durante esta madrugada. A outra cidade mineira que bateu a temperatura negativa foi Maria da Fé, com -2,1ºC, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. Nessa terça, o recorde havia sido justamente de Maria da Fé, que registrou -0,4ºC.

Belo Horizonte chegou aos 9,3ºC entre 6h e 7h nesta quarta, de acordo com a Defesa Civil. O número, registrado na Região Pampulha, estabeleceu novo recorde da temperatura mínima neste ano na capital. A máxima estimada para o dia é de 21ºC.

Nessa terça, a cidade registrou 10,6ºC, que era o recorde até então. O Inmet estima que os números caiam ainda mais em BH até esta quinta, podendo chegar a 8ºC.



Segundo o sistema de condições do tempo da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), mesmo com sol, a temperatura máxima não deverá superar os 24°C na capital mineira.

A quarta-feira começa ensolarada em boa parte de Minas, exceto no extremo Norte e no Nordeste, onde o dia começa com céu parcialmente nublado. A tarde também será com tempo seco no Triângulo, Sul, Oeste, Zona da Mata e Região Metropolitana de BH.