Jornal Estado de Minas

RECORDE

Haja cobertor! BH bate mais um recorde de frio e registra 8,3 °C nesta sexta

Na foto, Maria da Fé, no Sul de Minas, nesta sexta-feira (foto: William Siqueira/ divulgação)
Mais um novo recorde de frio. Nesta sexta-feira, os termômetros marcaram 8,3 °C em Belo Horizonte, na Estação Pampulha. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do município. 


A previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro. A máxima estimada é de 24 °C e a umidade relativa mínima deve ficar em torno de 30% durante à tarde.

Esse é o quarto recorde consecutivo de frio na capital. Na terça-feira, a mínima foi 10,6ºC. Na quarta, os termômetros marcaram 9,3ºC e, ontem, 8,6ºC.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas devem subir no fim de semana. A previsão de mínima para os próximos dias é de 10ºC a 13ºC. 

A responsabilidade pelo despencar dos termômetros, que fez – além das máscaras – gorros, casacos e cachecóis tornarem-se peças obrigatórias nas ruas foi a atuação de uma massa de ar frio sobre Minas Gerais. 

Temperaturas em alta estão previstas apenas a partir de domingo.  "A tendência é que o frio persista até amanhã. A massa de ar frio está perdendo força e, no início da próxima semana, as temperaturas devem aumentar", disse Claudemir de Azevedo, meteorologista  do Inmet.



Sul de Minas 

Nesta sexta-feira, as temperaturas são baixas nas cidades do Sul de Minas. Mas, nenhum novo recorde foi registrado, segundo o  Inmet. Em Monte Verde, distrito do município de Camaducaia, os termômetros chegaram a registrar -1,4 ºC negativo. 

Já em Maria da Fé, também no Sul do estado, os termômetros ficaram em -1,8 ºC.