Uma barragem se rompeu durante a madrugada deste domingo (31) na cidade de Perdizes, Região do Triângulo Mineiro. De acordo com militares do Corpo de Bombeiros de Araxá, o Bolsão Artificial de Irrigação fica em uma lavoura de batatas. O incidente ocorreu na Fazenda Água Santa, a 420 quilômetros de Belo Horizonte. Ninguém ficou ferido.
Leia Mais
Empresa agrícola chinesa tem 166 trabalhadores infectados pelo coronavírus em UnaíHá 140 anos, o mundo perdia o genial homem das cavernasGolpe do corona: como se proteger da disparada de crimes digitaisBatida entre carro e ônibus mata 3 pessoas em Santa Bárbara do LesteCarreta bate em poste e motorista fica ferido, na Região Central Bombeiros afastam risco iminente de ruptura da outra barragem no Alto Paranaíba, em MinasNúcleo de Emergências Ambientais avalia risco de novo rompimento de barragem no TriânguloMinas registra oito mortes por COVID-19 em 24h e ultrapassa 10 mil casos da doençaSegundo informações de militares, o bolsão que se rompeu teria capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de água, e que a barragem que recebeu esse volume possui capacidade para quatro milhões de metros cúbicos. Após a nova carga, o volume da barragem subiu cerca de um metro.
A porta dos vertedores da barragem foi aberta para aliviar a pressão na estrutura, mas os possíveis danos causados ainda vão ser avaliados pelos militares. O trabalho segue nesta manhã, com o auxílio de drones.
Por precaução, moradores de residências um pouco mais próxima da barragem chegaram a deixar suas casas. Somente após análise pericial da estrutura será possível detectar a extensão dos estragos.
______
______
Os primeiros relatos dos bombeiros indicavam que se tratava de um açude. Este texto foi alterado às 12h24, com o termo correto - barragem - depois que os militares constataram de perto o tamanho e a natureza da estrutura.