Minas Gerais registrou, neste domingo (31), mais oito mortes pelo novo coronavírus e ultrapassou o número de 10 mil casos confirmados da doença.
De acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Minas tem agora 271 óbitos e 10.464 casos confirmados de COVID-19.
Ainda segundo o boletim divulgado neste domingo, 5.341 casos seguem em acompanhamento. Outras 4.852 pessoas já se recuperaram em Minas Gerais.
Em 24 horas, Belo Horizonte passou de 1.729 para 1.803 casos confirmados. De acordo com o novo balanço, a capital mineira continua com 49 mortes registradas.
Outras 1.660 pessoas seguem internadas em Minas Gerais por causa da COVID-19. Ao todo, 450 municípios do estado têm casos confirmados da doença.
Em 100 cidades do estado já foram registradas mortes por COVID-19. De acordo com a SES, a média de idade das pessoas que morreram é de 69 anos. Até o momento, 147 homens e 124 mulheres não resistiram ao coronavírus.
Na sábado (30), o governo estadual informou que Minas Gerais tinha 9.630 casos confirmados e 263 mortes provocadas pelo novo coronavírus.
O que é o coronavírus?
Leia Mais
Empresa agrícola chinesa tem 166 trabalhadores infectados pelo coronavírus em UnaíRompimento de barragem mobiliza bombeiros em Minas GeraisHá 140 anos, o mundo perdia o genial homem das cavernasGolpe do corona: como se proteger da disparada de crimes digitaisIsolamento? Domingos em BH têm 30% mais movimento que durante a semanaComo a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?