O Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM) ainda avalia se há possibilidade de novo rompimento de barragem a jusante (adiante, no fluxo normal da água) na cidade de Perdizes, no Triângulo Mineiro. Segundo o órgão, não há risco de erosão no mesmo reservatório, mas outros barramentos estão sendo analisados.
A estrutura rompida é um ‘bolsão artificial de irrigação’ que fica em fica em uma lavoura de batatas na Fazenda Água Santa. O incidente ocorreu na madrugada de sábado para domingo. Ninguém se feriu.
Houve danos a plantações localizadas em propriedades rurais no caminho da água, numa extensão de 12km.
Leia Mais
Rompimento de barragem mobiliza bombeiros em Minas GeraisBarragem de água se rompe no TriânguloBombeiros afastam risco iminente de ruptura da outra barragem no Alto Paranaíba, em MinasBairros da Região Leste de BH amanhecem sem água; saiba quaisPara evitar colapso de ponte na LMG-735, DER proíbe tráfego de veículos de cargaVizinhos idosos brigam, e um deles morre a facadas em BH; irmão da vítima fala em racismoBriga de trânsito entre PMs termina em morte em EsmeraldasHouve danos a plantações localizadas em propriedades rurais no caminho da água, numa extensão de 12km.
Apesar de o rompimento ter ocorrido na madrugada, os responsáveis pela Fazenda Água Santa só informaram ao órgão ambiental na tarde deste domingo, após averiguação do policiamento ambiental regional. Segundo o NEA, a não comunicação pode gerar multa à empresa, além das multas pelo dano ambiental, que ainda estão sendo calculadas.
Defesa Civil fará vistoria
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) informou à reportagem do Estado de Minas que enviará uma equipe a Perdizes nesta segunda-feira para realizar vistoria do local afetado. A atividade será feita numa ação multidisciplinar, envolvendo, além da CEDEC, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Meio Ambiente e o NEA.
Fazenda Água Santa se manifesta
A Fazenda Água Santa, proprietária da barragem, afirmou que acompanha de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e consequências do ocorrido.
Por meio de nota, a Fazenda lamentou o acontecido e alegou que não há risco de novos vazamentos.
A Água Santa fornece matéria prima para a Bem Brasil Alimentos, fabricante de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, que tem unidades em Perdizes e Araxá. Segundo a Água Santa, as empresas são apenas parceiras comerciais e exercem “atividades independentes”.
Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela Fazenda Água Santa
Sobre o incidente ocorrido na madrugada deste domingo (31/05), em Perdizes (MG), a Fazenda Água Santa informa que sua equipe de segurança acompanha, de perto, a atuação do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e possíveis impactos.
A Fazenda lamenta o ocorrido e reforça que, apesar dos transtornos, não houve vítimas e não há riscos de novos vazamentos. Ressalta, ainda, que atua, há décadas, com total responsabilidade e respeito ao meio ambiente e à comunidade. A propriedade é uma das fornecedoras de matéria-prima para a Bem Brasil, mas as atividades são independentes.