O Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (FEAM) ainda avalia se há possibilidade de novo rompimento de barragem a jusante (adiante, no fluxo normal da água) na cidade de Perdizes, no Triângulo Mineiro. Segundo o órgão, não há risco de erosão no mesmo reservatório, mas outros barramentos estão sendo analisados.
A estrutura rompida é um ‘bolsão artificial de irrigação’ que fica em fica em uma lavoura de batatas na Fazenda Água Santa. O incidente ocorreu na madrugada de sábado para domingo. Ninguém se feriu.
Houve danos a plantações localizadas em propriedades rurais no caminho da água, numa extensão de 12km.
A estrutura rompida é um ‘bolsão artificial de irrigação’ que fica em fica em uma lavoura de batatas na Fazenda Água Santa. O incidente ocorreu na madrugada de sábado para domingo. Ninguém se feriu.
Houve danos a plantações localizadas em propriedades rurais no caminho da água, numa extensão de 12km.
Apesar de o rompimento ter ocorrido na madrugada, os responsáveis pela Fazenda Água Santa só informaram ao órgão ambiental na tarde deste domingo, após averiguação do policiamento ambiental regional. Segundo o NEA, a não comunicação pode gerar multa à empresa, além das multas pelo dano ambiental, que ainda estão sendo calculadas.
Rompimento de barragem mobiliza bombeiros em Minas Gerais. No local, os militares constataram que a estrutura era uma barragem e não um açude, como informaram preliminarmente. https://t.co/8fKvZsMT5T pic.twitter.com/lMhmaV7zqw
%u2014 Estado de Minas (@em_com) May 31, 2020
Defesa Civil fará vistoria
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) informou à reportagem do Estado de Minas que enviará uma equipe a Perdizes nesta segunda-feira para realizar vistoria do local afetado. A atividade será feita numa ação multidisciplinar, envolvendo, além da CEDEC, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Meio Ambiente e o NEA.
Fazenda Água Santa se manifesta
A Fazenda Água Santa, proprietária da barragem, afirmou que acompanha de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e consequências do ocorrido.
Por meio de nota, a Fazenda lamentou o acontecido e alegou que não há risco de novos vazamentos.
A Água Santa fornece matéria prima para a Bem Brasil Alimentos, fabricante de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, que tem unidades em Perdizes e Araxá. Segundo a Água Santa, as empresas são apenas parceiras comerciais e exercem “atividades independentes”.
Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela Fazenda Água Santa
Sobre o incidente ocorrido na madrugada deste domingo (31/05), em Perdizes (MG), a Fazenda Água Santa informa que sua equipe de segurança acompanha, de perto, a atuação do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e possíveis impactos.
A Fazenda lamenta o ocorrido e reforça que, apesar dos transtornos, não houve vítimas e não há riscos de novos vazamentos. Ressalta, ainda, que atua, há décadas, com total responsabilidade e respeito ao meio ambiente e à comunidade. A propriedade é uma das fornecedoras de matéria-prima para a Bem Brasil, mas as atividades são independentes.