A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) criou um site (prefeitura.pbh.gov.br/reabertura-de-atividades) para que lojistas e cidadãos buscam informações relacionadas à reabertura de atividades na cidade. Nesta segunda-feira, completa uma semana desde a reabertura parcial do comércio não-essencial.
Leia Mais
Kalil chama transporte coletivo de 'probleminha'COVID-19: Kalil diz que interior tem curvas exponenciais e dados alarmantesKalil: 'Consciência na periferia é muito maior que nos bairros elegantes de BH'Kalil critica gestão da saúde: 'BH é a melhor porcaria do Brasil' COVID-19: site criado por universidade reúne dados de MinasBelvitur poderá pagar 50% de aluguel enquanto BH Shopping estiver fechadoDia dos Namorados em BH será o mais 'magro' dos últimos cinco anosBH tem deflação, mas preço da cesta básica dispara em plena pandemiaSaúde recomenda isolamento para quem teve contato com jogadores infectadosTambém estão disponíveis os boletins semanais de monitoramento, que indicam sobre progressão ou recuo das fases de flexibilização.
A reabertura
O nível de alerta do termômetro da Covid-19 ficou vermelho e, por isso, a administração municipal definiu pela manutenção das atividades que foram autorizadas a funcionar na fase 1, iniciada no último dia 25 de maio. No total, o plano conta com 4 fases.
A orientação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 foi baseada nos dados relativos ao aumento da velocidade de transmissão e ocupação dos leitos destinados exclusivamente ao Coronavírus. Os números serão monitorados nos próximos dias para avaliação sobre progressão ou recuo nas etapas de flexibilização.
De acordo com o relatório do 3º Boletim de Monitoramento, a velocidade da transmissão aumentou - impactando nos índices de ocupação de leitos e resultando na mudança de faixa do nível geral de amarelo (últimas duas semanas) para o vermelho.
No detalhamento, o número médio de transmissão por infectado passou de 1,09 (amarelo) na última semana para os atuais 1,24 (vermelho), indicando que a epidemia está em expansão.
Leitos
A ocupação de leitos de UTI Covid-19 também aumentou, mudando de 40% (verde) para 52% (amarelo). A ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 foi o outro índice que progrediu. Na última semana estava em 34% (verde) e, agora, atingiu a marca de 43% (verde), aproximando-se ainda mais do índice amarelo.