O município de Janaúba (71,6 mil habitantes), no Norte de Minas, teve, em 15 dias, crescimento da ordem de 700% dos casos de novo coronavírus (COVID-19) – subiram de cinco em 14 de maio para 40 na sexta-feira passada (29). A prefeitura da cidade, no entanto, garante que a situação da doença está sob controle, alegando que não foi confirmado nenhum óbito ou caso grave e que o “aumento já era esperado” por causa da intensificação de testes junto à população.
“Ressalta-se que é um aumento esperado, visto que mais pessoas estão sendo testadas, o que diminui o nível de subnotificações e torna mais precisa a realidade da contaminação no município”, informou a Prefeitura de Janaúba, por meio de nota, ao ser questionada.
Leia Mais
Cidades do interior de Minas detalham estratégias para conter avanço da COVID-19Conselho Municipal de Saúde de BH discute sobre a homeopatia no enfrentamento ao coronavírusMinas chega a 278 mortes e mais de 10 mil infectados pelo coronavírusCidade mineira diz que controla mortes da COVID-19 com kit de medicamentos; infectologista questionaAcrescentou que “até o momento não há nenhum caso grave confirmado e boa parte dos casos estão curados”. Por outro lado, revelou que está em curso a investigação de uma morte que tem como causa suspeita o novo coronavírus.
O material foi escolhido e encaminhado para exame laboratorial pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O resultado do teste está sendo aguardado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba informou ainda que tem monitorado diversas empresas que atuam na cidade em relação aos casos da COVID-19 e desmentiu informação que circulou entre os moradores de que vários funcionários de uma empreiteira do município teriam testado positivo para o novo coronavírus.
Casos em frigorífico
A Prefeitura Janaúba confirmou que dois funcionários de um frigorífico instalado na cidade tiveram testes positivos para a COVID-19. Eles foram afastados de suas atividades e passaram a ser monitorados pela Vigilância Epemiológica do município e, atualmente, ambos “são considerados curados”.
A assessoria da prefetura sustenta ainda que não foram registrados outros casos de contaminação na empresa frigorífica.
Desde a segunda quinzena de março, no início da pandemia, foram instaladas barreiras sanitárias em Janaúba, como medida preventiva contra a transmissão da COVID-19. É cortada pela MGT 122, que liga o Norte de Minas à Bahia.
Além disso, motoristas de caminhões de Janaúba sempre viajam para Belo Horizonte, São Paulo e e Rio de Janeiro para a entrega de banana, produzida em alta escala nos projetos de irrigação do Gorutuba (situado entre Janaúba e Nova Porteirinha) e no Projeto Jaíba (instalado no município homônimo), na mesma região.