A Prefeitura de Bom Despacho, Região Centro-Oeste do estado, divulgou, na manhã desta terça-feira (2), o boletim epidemiológico com a situação do novo coronavírus (Sars-cov-2) no município. Um novo salto na quantidade de pacientes infectados pela COVID-19 foi registrado. Segundo o último informativo disponível no site da prefeitura, referente a 25 de maio, havia 12 casos confirmados e agora são 29, aumento de 141% nem uma semana.
Leia Mais
Bom Despacho registra quarto caso de coronavírus em menos de 24 horasCOVID-19: Bom Despacho notifica Secretaria Estadual de Saúde sobre erroBom Despacho registra primeira morte por COVID-19COVID-19: Bom Despacho inicia 1ª onda de retomada do comércioCOVID-19: Prefeitura de Bom Despacho abre 20 novos leitos de UTI Casos de pacientes que descumpriram isolamento são encaminhados ao MPSinal vermelho: plataforma indica aumento exponencial da COVID-19 em MinasTransfusão de plasma convalescente é segura em pacientes graves da COVID-19Índice de criminalidade cai em Nova Lima, Raposos e Rio AcimaSegundo a secretária de Saúde, Neide Braga, “a Secretaria de Saúde vai intensificar a obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e em vias públicas”. Além disso, “o cumprimento do isolamento social obrigatório”.
Para a chefe do Comitê de Enfrentamento da pandemia, Maria Pessoa, é necessário um controle maior da aglomeração de pessoas em estabelecimentos que descumprem os decretos de funcionamento durante a pandemia.
“Nós também vamos alinhar com a Polícia Militar a situação dos bares. Nos últimos dias, temos recebido muitas denúncias de bares, que deveriam funcionar somente como delivery, mas que estão funcionando às escondidas”, afirmou.
“Boom” da COVID-19
Em Bom Despacho eram registrados 12 casos da doença, em 25 de maio, mas devido à flexibilização do comércio no mês passado, o número de infectados na cidade cresceu 141%. De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, desta terça-feira, são 29 casos testados positivos para a doença e um óbito. Além das confirmações, outros 42 estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e, até o momento, foram 310 notificações.
Os números apresentados pela prefeitura ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Segundo o informe epidemiológico do órgão, Bom Despacho registra apenas nove casos positivos, além de uma morte.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa