A intensificação do combate ao crime a partir de uma parceria entre a Polícia Militar e seu Serviço de Inteligência, a Polícia Civil e o Ministério Público de Nova Lima reduziu drasticamente a criminalidade não só na cidade, mas também em Raposos e Rio Acima. A informação é do tenente-coronel Fábio Cassavari, comandante da 1ª Companhia Independente da PMMG, que estima que a redução seja superior a 20%, de janeiro até agora.
Segundo o militar, houve uma intensificação no serviço de inteligência, que detectou “modus operandi” específicos, principalmente referentes a furtos e arrombamento.
Leia Mais
Com a proximidade do inverno, ipês começam a colorir BH durante quarentenaCOVID-19: Casos em Bom Despacho sobem 141% em uma semanaAdvogado faz festa em restaurante de luxo em Nova Lima e imagens viralizam nas redes sociaisCriminalidade tem redução histórica em três regiões de BH“Um só homem havia praticado mais de 30 furtos. Além disso, ele tomava um Uber em de Belo Horizonte e vinha para Nova Lima. Praticava os furtos, entrava no carro e retornava à capital”, conta o Coronel Cassavari.
Segundo ele, Nova Lima é uma cidade de criminalidade baixa, assim como Raposos e Rio Acima, e que as maiores ocorrências são registradas em condomínios. “O problema do furto e, principalmente do arrombamento, é que as pessoas perdem a confiança e se sentem totalmente desprotegidas.”
Olho Vivo e solidariedade
No combate a esse tipo de crime, segundo Cassavarin, dois fatores adotados desde janeiro têm sido fundamentais: a rede de vizinhos solidários e o projeto Olho Vivo.
“Havia certo desestímulo quanto à rede de vizinhos solidários. Focamos em estimular esta solidariedade e fizemos o cidadão ver que ele pode confiar na Polícia Militar e que pode vir ao quartel e registrar a queixa, denunciar. A polícia depende dessa atitude do cidadão. Estamos estimulando esse contato cada vez mais”, afirma.
Outro ponto importante, segundo ele, é a parceria da PM com a Prefeitura Municipal de Nova Lima no que diz respeito ao projeto Olho Vivo. “As câmeras existem somente na área central de Nova Lima, Conversamos sobre isso na prefeitura, e agora elas estarão em toda a cidade.”