Entrou em vigor nesta quarta-feira, em Nova Lima, na Grande BH, um decreto assinado pelo prefeito Vitor Penido de Barros (DEM) que estabelece novas regras para a reabertura do comércio na cidade. A elaboração do documento vem depois de o município ter enfrentado uma decisão liminar que impediu a retomada da economia nos antigos moldes.
Com o novo decreto, os estabelecimentos passarão a ser responsáveis por fiscalizar o cumprimento de medidas sanitárias nos locais. Os comerciantes terão que garantir o distanciamento entre pessoas, tanto na parte interna da loja quanto do lado externo, como a organização de filas, disponibilizar álcool gel aos clientes e funcionários, cobrar o uso de máscara, entre outros.
Leia Mais
COVID-19 se propaga quase três vezes mais no interior de MG que em BHPesquisadores mineiros buscam 'enganar' o coronavírus para criar vacinaSerraria Souza Pinto vai abrigar moradores de rua durante a pandemia do coronavírusAdvogado faz festa em restaurante de luxo em Nova Lima e imagens viralizam nas redes sociaisMoradora do Jardim Canadá é a primeira vítima da COVID-19 em Nova LimaShoppings e comércio popular voltam a funcionar em DivinópolisApós decisão do CNJ, TJMG pode retomar atividades presenciais em 15 de junhoO termo poderá ser baixado por meio do site da Prefeitura de Nova Lima. Após preencher e assinar o documento, o comerciante terá que encaminhar uma foto do termo assinado para fiscalizacao.covid@pnl.mg.gov.br.
O decreto também permite a abertura de restaurantes, padarias e lanchonetes, das 11h às 22h. Além da regra de distanciamento de dois metros entre os clientes, os estabelecimentos não poderão servir rodízios, self-service e ainda terão que vetar o consumo de bebidas alcoólicas nos locais. Padarias, por exemplo, terão que disponibilizar funcionários para servir pães e outros alimentos aos clientes.
Empresas de transporte público poderão levar apenas passageiros sentados e que estejam utilizando máscara. Caso alguém desrespeite o uso do item, o motorista deverá parar o coletivo e acionar a Polícia Militar ou a Guarda Civil Municipal.
Bares, academias, feiras, salões de festas e atividades escolares seguem sem poder funcionar. Contudo, salões de beleza e barbearias poderão reabrir desde que atendam somente com hora marcada, para evitar aglomeração nos locais. Regras de capacidade foram impostas para hotéis e pousadas. Pet shops também tiveram autorização para funcionar.
Atividades físicas ao ar livre estão permitidas, desde que a pessoa faça seus exercícios sozinha, evitando aglomerações, mantendo uma distância mínima de cinco metros de outros praticantes.