O coronel Rodrigo Sousa Rodrigues assumiu, nesta quarta-feira (3), o comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Ele substitui Giovanne Gomes da Silva, que permanceu 31 anos e 5 meses no cargo. Gomes deixou a função na semana passada para assumir a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
"Desejo sucesso nessa missão tão importante. Vocês estão assumindo a PMMG num momento extremamente importante, em que os indicadores são os melhores possíveis. (...) A criminalidade, que já estava caindo ano após ano, este ano de 2020 teve uma queda expressiva. Enquanto outros estados estão tendo uma curva oposta à nossa. É fruto de trabalho, de integração, de inteligência", disse Zema.
O chefe do executivo refere-se à queda de 27% de crimes violentos registrados em Minas pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) desde o início do período de isolamento social. Em âmbito nacional, uma pesquisa divulgada em 15 de maio pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou significativas alterações na dinâmica da criminalidade. O número de delitos patrimoniais, como furtos e roubos, por exemplo, diminuiu, enquanto homicídios dolosos se tornaram mais frequentes.
Currículo
O Coronel Rodrigo Souza Rodrigues acumula vasta experiência na PM. Antes de ascender ao comando da instituição, ele ocupava, simultaneamente, as funções de chefe do gabinete militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil - cargos repassados ao Coronel Osvaldo de Souza Marques. Entre 2015 e 2019, Rodrigues coordenou ainda o Comando de Aviação do Estado (Comave).
"Inúmeros desafios marcaram minha trajetória na corporação. (...) Cito aqui as chuvas do início deste ano. E, agora, a pandemia que nos assola. É motivo de muito orgulho perceber que podemos fazer o bem sem olhar a quem", discursou o lider militar.
Emocionado, o coronel Giovanne Gomes da Silva se despediu dos colegas com quem compartilhou a jornada de três décadas na segurança pública. "Com muita honra, me torno, a partir de agora, um veterano da nossa gloriosa instituição. Hoje estou, literalmente, dependurando os meu coturnos ainda sujos de lama", afirmou.