O direito de pacientes hospitalizados de receber visitas virtuais foi aprovado em turno único nesta quinta-feira (4), em sessão remota da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Antes impedidos de ver familiares e amigos, o projeto determina que passa ser direito dos usuários dos serviços públicos de saúde visitas presenciais durante a internação, salvo se houver contraindicação por razões médicas, ou virtuais, sempre que houver recursos técnicos para viabilizar videochamadas.
A medida também prevê que, para viabilizar as visitas por meio remoto, as unidades de saúde poderão contar com equipamentos e recursos obtidos por meio de doações. Para isso, deverão ser aplicados todos os protocolos sanitários e de segurança.
O autor do projeto, deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), afirma que “a visita virtual é muito importante, nos casos de isolamento, como forma de manter o vínculo entre os familiares e dar apoio psicológico ao paciente durante a internação”.
Vale relembrar que ação não contempla somente os casos de COVID-19, mas também qualquer outra circunstância de isolamento decorrente de patologias com alto risco de contaminação.
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa