Com diversas cidades reabrindo os comércios, a curva da COVID-19 em Minas apresenta crescimento, com recordes no número de mortes. Minas passou de 323 para 344 mortes. Foram registrados 21 óbitos a mais no boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta (05) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em comparação com o balanço de quinta (04), um crescimento de de 6,5% em um único dia.
Leia Mais
Dia D: Kalil anuncia nesta sexta se flexibiliza mais setores do comércio em BHCongonhas enfrenta avanço da COVID-19 e crise intensa no turismoVereador acusa Santa Casa de São João del-Rei de superfaturamento e cobrança indevida de EPI'sCoronavírus: São Joaquim de Bicas quadruplica número de mortes em menos de 20 diasCOVID-19: 201 cidades de Minas estão em regiões sem UTIs disponíveisUais iniciam atendimento on-line para atualização do seguro-desemprego em MinasCOVID-19: Brasil tem quase três vezes mais mortos que soma dos outros países sul-americanosBares, shoppings, academias e escolas de BH não têm data de reaberturaCOVID-19: BH amplia abertura do comércio e inclui 92% dos empregosIsolamento social em Minas cai de 70% para 52,6% em dois mesesCOVID-19: Respiradores consertados pela FCA são enviados a 20 cidadesLoja do Centro de BH é fechada em ação de fiscalização durante a pandemia Ricardo, sobrevivente da COVID-19, agora quer ser doador de plasmaPolícia Civil recupera caminhonetes roubadas da Prefeitura de ContagemMesmo com afrouxamento do isolamento, quantidade de lixo recolhido em Belo Horizonte segue caindoCoronavírus: na contramão do mundo, Brasil flexibiliza quarentena antes de atingir pico de mortesDesde o primeiro casos confirmado no Estado, em 16 de março, é o maior número de mortes registado em um único dia. Os novos casos também também aumentaram, passando de 13.034 para 13.995, com 961 novos registros em 24h.
As 21 mortes foram mortes em Belo Horizonte, Munhoz, Juatuba, Contagem, Uberaba, Ubá, Nova Serrana, Timóteo, Capitão Enéas, Muriaé, Piranga, Mariana, Ipatinga, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberlândia, Varginha e duas mortes de pessoas de outros estados.
O que é o coronavírus?
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás