O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, admitiu nesta sexta-feira durante coletiva de imprensa, que flexibilizar o comércio significa uma exposição maior ao vírus e criticou as pessoas que insistem em sair nas ruas sem usar máscara.
“A gente fica pensando: como que uma pessoa que está ali cuidando da saúde, fazendo atividade física para resguardar o coração, controlar a pressão arterial e glicemia, e ao mesmo tempo não está cuidando da sua vida ao fazer atividade sem máscara?”, indagou Jackson.
O secretário disse que considera esse tipo de comportamento como “suicida”. “A pessoa está cuidando do coração e não está cuidando de prevenir uma doença grave que é a COVID-19. Fico em dúvida se é um suicida ou um, como diz o prefeito, idiota”, relembrou o secretário da fala de Alexandre Kalil (PSD).
Leia Mais
Moradores de rua de BH passarão por testes de COVID-19'Isolamento em BH poupou mais de 300 vidas', diz secretário de SaúdeBares, shoppings, academias e escolas de BH não têm data de reaberturaCOVID-19: BH amplia abertura do comércio e inclui 92% dos empregosVale se inspira em Coreia do Sul e Suíça para testagem rápida de funcionáriosO médico que chefia a Secretaria de Saúde acredita que essas medidas devem ser incorporadas durante longo tempo. “Provavelmente passaremos alguns anos com esses cuidados. Estamos entrando em um novo paradigma de vida. A menos que apareça uma vacina de muita eficácia e que seja facilmente disponível para todos”, afirmou.
Domingo de passeio
No último domingo (31), a reportagem do Estado de Minas mostrou que, mesmo com as recomendações de isolamento social alertadas por especialistas da área da saúde, muitas pessoas aproveitam o fim de semana para sair ao ar livre.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.