A Prefeitura de Santana do Riacho, onde fica a Serra do Cipó, liberou atividades turísticas a partir da próxima quarta-feira (10) – que antecede o feriado prolongado – com medidas para evitar aglomerações. A cidade chegou a decretar lockdown no início de maio.
Decreto nº 041/PM511/2020, fica autorizada a retomada de bares, restaurantes, pousadas e outras atividades econômicas não essenciais, que deverão obedecer a uma série de regras impostas, como capacidade máxima de 50% da ocupação.
De acordo com o O decreto mantém ainda, por tempo indeterminado, a suspensão de casas de shows e eventos, salões de festas e centros comunitários, clubes, praças esportivas públicas e privadas.
A prefeitura ressaltou que o uso das máscaras faciais é obrigatório para adentrar nos estabelecimentos.
Poderão retomar ao funcionamento, de forma monitorada e em escala reduzida, as atividades comerciais dos estabelecimentos abaixo:
- Academias, estúdios de pilates e yoga;
- Agência de serviços da Cemig;
- Alimentação fora do lar no Distrito da Serra do Cipó: bares, restaurantes e lanchonetes;
- Escolas de instrução e treinamento para habilitações de motoristas - Autoescolas;
- Igrejas e templos de qualquer credo ou religião;
- Meios de hospedagem localizados no Distrito da Serra do Cipó: pousadas, hostels, e casas de aluguel de temporada devidamente inscritas e registradas na Junta Comercial e Receita Federal;
- Salão de beleza e barbeiros;
Horário de funcionamento
Os estabelecimentos flexibilizados para funcionamento aberto ao público também deverão cumprir o seguinte horário nos períodos:
- Alimentação fora do lar — entre 11h às 20h. Após este período poderão realizar "tele entrega (delivery)";
- Supermercados, padarias e demais comércios essenciais (regra não aplicada a postos de combustíveis e farmácias) - deverão permanecer fechados no feriado de Corpus Christi das 16h do dia 10 até às 7h do dia 15. Posteriormente, fica mantido o lockdown nos finais de semana até o dia 30 do corrente, ou seja, das 16h de sexta-feira até às 7h de segunda-feira.
- Postos de combustíveis e farmácias estão autorizados a funcionar em horário normal.
Lapinha da Serra
A liberação não se aplica ao povoado de Lapinha da Serra, sede e demais comunidades rurais. O decreto manteve a suspensão até o próximo dia 24 para as atividades comerciais e prestação de serviço não essenciais nessas localidades.
Próxima etapa
O decreto de flexibilização informou ainda as próximas etapas de liberação das atividades. A partir do próximo dia 25 poderão retornar ao funcionamento, de forma monitorada e em escala reduzida, pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes em todas as localidades do município.
Atrativos turísticos no distrito da Serra do Cipó também serão permitidos desde que possuam mecanismos de controle de entrada e saída de pessoas de forma mecanizada/automatizada, com portaria de controle de acesso.
Somente a partir do dia 25 que serão permitidas áreas de camping e outros meios de hospedagem localizados no distrito da Serra do Cipó. Receptivos turísticos, guias de turismo, condutores locais, operadores de atividades e transportadoras turísticas também só retomam a partir da segunda fase.
Coronavírus na cidade
Para evitar a propagação do coronavírus, a cidade estava com as atividades turísticas suspensas desde 27 de março deste ano.
Santana do Riacho não teve nenhum caso de coronavírus. Foram 33 casos notificados e nove casos descartados para COVID-19. Segundo a prefeitura, um caso é monitorado (paciente que não se enquadra para realização de teste); 23 pacientes estão em alta do isolamento domiciliar (apresentaram melhoria 14 dias após o início dos sintomas).