Três novos casos de pacientes com o novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram confirmados na tarde desta segunda-feira (8) pela prefeitura de Martinho Campos, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Os registros ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no informe epidemiológico diário. O município não deu informações detalhadas sobre as infecções, mas informou que os pacientes iniciaram o isolamento domiciliar.
Os casos foram constatados após uma ação de vigilância e controle da doença feita pela Secretaria de Saúde. A operação, prevista para terminar nesta quarta-feira (10), disponibilizou 83 testes rápidos para pessoas de grupos que estão expostos a áreas de maior risco de contaminação. Foram testados profissionais da saúde, comerciantes, farmacêuticos e atendentes bancários.
Do total de exames realizados, 80 deram negativos e outros três positivos. Desses, dois são de pacientes que estão com o vírus da COVID-19 ativo no corpo. A terceira pessoa que testou positivo está assintomática.
Segundo o informe epidemiológico divulgado pela prefeitura, até o fechamento dessa reportagem, Martinho Campos tem 75 notificações de casos suspeitos, quatro de pessoas contaminadas e um óbito, ocorrido em 27 de abril. Já o primeiro caso de infecção foi registrado pela prefeitura em 24 do mesmo mês.
Flexibilização do comércio
Ainda quanto tinha apenas um caso da doença, a Prefeitura de Martinho Campos havia anunciado, em 5 de maio, a retomada gradativa e controlada das atividades comerciais no município, como expresso no Decreto nº 040/2020. Mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, nem todos os segmentos estão cumprindo com as orientações de segurança do Ministério da Saúde.