Jornal Estado de Minas

SEGURANÇA PÚBLICA

Balanço de operação da PM aponta queda dos índices de criminalidade em BH

A Polícia Militar de Minas Gerais  divulgou nesta quarta-feira o balanço das primeiras 18 horas da Operação Alferes Tiradentes, que marca os 245 anos da corporação e visa o combate ao tráfico de drogas, homicídios, cumprimentos de mandados de prisão e repressão a furtos e roubos. O resultado da primeira fase da operação mostra uma redução significativa nos crimes em relação aos números de 2019.

 
O comparativo entre o período dos anos de 2018 a 2019 e 2019 a 2020 apresenta uma redução de 50% dos crimes violentos. A maior queda aconteceu no número de homicídios, com uma redução de 88%. A modalidade de menor redução foi de furtos, que caiu 25%.


 
Outro número que chama a atenção é o de apreensão de armas de fogo. Em 2019 foram 36. Neste período da realização da operação, esse número aumentou quase 10 vezes. No total, 322 armas foram apreendidas e retiradas de circulação.
 
Ainda durante a operação, a Polícia Militar efetuou 51% mais prisões que no período passado. Foram apreendidas e conduzidas 976 pessoas, entre maiores e menores de idade, incluindo mandados de prisões.

Segundo o relatório, a redução em todos esses itens é resultado de uma ação preventiva de qualidade, mostrando acerto entre prevenção e repressão.