O Corpus Christi em Belo Horizonte foi diferente em função da pandemia de COVID-19, mas nem por isso as pessoas deixaram de participar. Seja em orações ou pela internet, os fieis procuraram celebrar o sacramento da eucarístia, um dos princípios mais importantes do catolicismo.
Leia Mais
Com 22 mortes em 24 horas, Minas chega a 18.448 casos de coronavírusGoverno recua na abertura de comércio em Região Central em MinasCaminhoneiro que se tratou de COVID-19 em Montes Claros deixa hospital sob aplausos Celebração de Corpus Christi na Igreja da Boa ViagemJustiça bloqueia R$ 43 milhões de empresas por mineração ilegal em Nova LimaRapper Emicida participa de campanha contra o trabalho infantil"Tem gente com dificuldade porque a sua saúde nunca foi adequadamente bem cuidada. E, agora exposta ao desafio do virus, que pode ser, como tem sido já, ultrapassando certamente a cifra de 40 mil (mortes), letal para muitas pessoas, trazendo um luto doloroso para muitas famílias”, afirmou o celebrante.
Segundo ele, o brasileiro precisará "reaprender a viver”: “Temos que aceitar que agora precisamos de um novo estilo de vida, que vai impor novos hábitos. Do contrário, continuaremos a esgotar a casa comum e a nós mesmos”.
O arcebispo disse ainda que o caminho será difícil e alertou para desafios ambientais que o país enfrenta. Inclusive, criticou a extração mineral do nosso estado. “A mineração em Minas Gerias continua uma vergonha. Não sabemos porque instâncias que podem intervir, como instâncias judiciais e outras instâncias governamentais, não têm força para interferir. Certamente pela força do dinheiro”, declarou.
Após a celesbração, o cortejo com Jesus Eucarístico saiu pelas ruas da região central de Belo Horizonte. Foram feitas bençãos na Santa Casa de Misericórdia, na sede da Prefeitura e na Igreja São José. Todos os presentes usavam máscaras.
Apesar dos apelos dos religiosos para que não fossem até o local, algumas pessoas apareceram na Boa Viagem. E outras seguiram o cortejo, que foi escoltado pela Guarda Municipal e Polícia Militar, em carros.
Via internet
Muitos fiéis, porém, preferiram mesmo os recursos tecnológicos para participar da celebração do Corpus Christi. Apesar de algumas falhas técnicas, a maioria gostou bastante e se expressou na caixa de comentários da transmissão por uma rede social.
“Está lindo demais”, escreveu uma pessoa. “Dá, senhor, o livramento da pandemia a Maria Madalena, Maria de Fátima e Luiz Carlos”, postou outra. “Senhor, cuida do mundo todo. Instrui o coração dos homens com seu amor, sua misericórdia!!!”, pediu uma terceira.