Jornal Estado de Minas

Corpus Christi

Corpus Christi em BH: homenagem às vítimas da COVID-19 e críticas à mineração

Carreata de Corpus Christi em BH homenageou profissionais da saúde e pacientes em frente à Santa Casa (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 

O Corpus Christi em Belo Horizonte foi diferente em função da pandemia de COVID-19, mas nem por isso as pessoas deixaram de participar. Seja em orações ou pela internet, os fieis procuraram celebrar o sacramento da eucarístia, um dos princípios mais importantes do catolicismo.



 

As solenidades na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, que estava vazia, com apenas 20 pessoas, começaram às 15h, com a Adoração. Depois, houve a celebração conduzida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo da capital mineira e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abordou o tema mais em voga no momento no mundo, mas sem esquecer que as mazelas existem no nosso país há tempos.


"Tem gente com dificuldade porque a sua saúde nunca foi adequadamente bem cuidada. E, agora exposta ao desafio do virus, que pode ser, como tem sido já, ultrapassando certamente a cifra de 40 mil (mortes), letal para muitas pessoas, trazendo um luto doloroso para muitas famílias”, afirmou o celebrante.



Segundo ele, o brasileiro precisará "reaprender a viver”: “Temos que aceitar que agora precisamos de um novo estilo de vida, que vai impor novos hábitos. Do contrário, continuaremos a esgotar a casa comum e a nós mesmos”.




Missa na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem foi transmitida pela internet devido às restrições durante a pandemia de COVID-19 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O arcebispo disse ainda que o caminho será difícil e alertou para desafios ambientais que o país enfrenta. Inclusive, criticou a extração mineral do nosso estado. “A mineração em Minas Gerias continua uma vergonha. Não sabemos porque instâncias que podem intervir, como instâncias judiciais e outras instâncias governamentais, não têm força para interferir. Certamente pela força do dinheiro”, declarou.

 

Após a celesbração, o cortejo com Jesus Eucarístico saiu pelas ruas da região central de Belo Horizonte. Foram feitas bençãos na Santa Casa de Misericórdia, na sede da Prefeitura e na Igreja São José. Todos os presentes usavam máscaras.

 

 

Apesar dos apelos dos religiosos para que não fossem até o local, algumas pessoas apareceram na Boa Viagem. E outras seguiram o cortejo, que foi escoltado pela Guarda Municipal e Polícia Militar, em carros.



 

Via internet

Muitos fiéis, porém, preferiram mesmo os recursos tecnológicos para participar da celebração do Corpus Christi. Apesar de algumas falhas técnicas, a maioria gostou bastante e se expressou na caixa de comentários da transmissão por uma rede social.


Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)

“Está lindo demais”, escreveu uma pessoa. “Dá, senhor, o livramento da pandemia a Maria Madalena, Maria de Fátima e Luiz Carlos”, postou outra. “Senhor, cuida do mundo todo. Instrui o coração dos homens com seu amor, sua misericórdia!!!”, pediu uma terceira.