O Corpus Christi em Belo Horizonte foi diferente em função da pandemia de COVID-19, mas nem por isso as pessoas deixaram de participar. Seja em orações ou pela internet, os fieis procuraram celebrar o sacramento da eucarístia, um dos princípios mais importantes do catolicismo.
As solenidades na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem, que estava vazia, com apenas 20 pessoas, começaram às 15h, com a Adoração. Depois, houve a celebração conduzida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo da capital mineira e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abordou o tema mais em voga no momento no mundo, mas sem esquecer que as mazelas existem no nosso país há tempos.
"Tem gente com dificuldade porque a sua saúde nunca foi adequadamente bem cuidada. E, agora exposta ao desafio do virus, que pode ser, como tem sido já, ultrapassando certamente a cifra de 40 mil (mortes), letal para muitas pessoas, trazendo um luto doloroso para muitas famílias”, afirmou o celebrante.
Segundo ele, o brasileiro precisará "reaprender a viver”: “Temos que aceitar que agora precisamos de um novo estilo de vida, que vai impor novos hábitos. Do contrário, continuaremos a esgotar a casa comum e a nós mesmos”.
O arcebispo disse ainda que o caminho será difícil e alertou para desafios ambientais que o país enfrenta. Inclusive, criticou a extração mineral do nosso estado. “A mineração em Minas Gerias continua uma vergonha. Não sabemos porque instâncias que podem intervir, como instâncias judiciais e outras instâncias governamentais, não têm força para interferir. Certamente pela força do dinheiro”, declarou.
Após a celesbração, o cortejo com Jesus Eucarístico saiu pelas ruas da região central de Belo Horizonte. Foram feitas bençãos na Santa Casa de Misericórdia, na sede da Prefeitura e na Igreja São José. Todos os presentes usavam máscaras.
Corpus Christi em BH: carreata homenageia profissionais da saúde e pacientes em frente à Santa Casa. https://t.co/FLgW0KdCnK #corpuschristi #covid19 #coronavirus #BH pic.twitter.com/MNQHjwb9aA
%u2014 Estado de Minas (@em_com) June 11, 2020
Apesar dos apelos dos religiosos para que não fossem até o local, algumas pessoas apareceram na Boa Viagem. E outras seguiram o cortejo, que foi escoltado pela Guarda Municipal e Polícia Militar, em carros.
Via internet
Muitos fiéis, porém, preferiram mesmo os recursos tecnológicos para participar da celebração do Corpus Christi. Apesar de algumas falhas técnicas, a maioria gostou bastante e se expressou na caixa de comentários da transmissão por uma rede social.
“Está lindo demais”, escreveu uma pessoa. “Dá, senhor, o livramento da pandemia a Maria Madalena, Maria de Fátima e Luiz Carlos”, postou outra. “Senhor, cuida do mundo todo. Instrui o coração dos homens com seu amor, sua misericórdia!!!”, pediu uma terceira.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás