Piquenique, sessão de fotos, pôr do sol admirável. Centenas de pessoas voltam a se aglomer no Topo do Mundo, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste domingo. Esse seria um ótimo plano, mas, parece que muitos se esqueceram que o Brasil passa por uma pandemia e a recomendação é o distanciamento social. No flagrante feito pelo Estado de Minas, é possível perceber ainda poucas pessoas usando máscaras de proteção orientada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia Mais
Coronavírus: centenas de pessoas voltam a se aglomerar no Topo do Mundo neste domingoCoronavírus: Topo do Mundo e Mirante do Rola-Moça serão interditadosIncêndio assusta furões da quarentena no Topo do MundoApós avanço da COVID-19, Brumadinho fecha comércio e restringe atividade de mineradorasCom flexibilização do isolamento, preço do combustível volta a subir em BHCOVID-19: Grávida de 24 anos é primeiro caso registrado em JaíbaO Mirante da Serra da Moeda ficou conhecido como Topo do Mundo por causa do restaurante que funcionou no local entre 2004 e 2018. Atualmente, ele funciona na Torre Alta Vila, que fica em Nova Lima, também na Grande BH.
A aglomeração no local é formada por pessoas de todas as idades, de crianças até idosos. Alguns preferem ficar dentro dos carros.
Uma cena muito parecida foi mostrada pela reportagem em 26 de abril. Depois disso, autoridades tiveram ciência do ocorrido e interditaram o local. O terreno é particular, mas passou a ser vistoriado pela Prefeitura de Brumadinho para evitar que novas aglomerações ocorressem durante a pandemia.
Ainda em abril, novas medidas de segurança foram adotadas. "De acordo com o Decreto Municipal nº 71/2020 de 28 de abril, a Prefeitura de Brumadinho proíbe a entrada de veículos e de pessoas em pontos turísticos do município como o Topo do Mundo, o Mirante da Serra do Rola Moça e a Cachoeira da Jangada, em casa Branca", informou nota enviada pela prefeitura em 27 de abril.
Os acessos foram fechados pela Secretaria Municipal de Obras com grades com 2,5 metros de altura. Neste domingo, o EM flagrou parte da estrutura aberta por onde as pessoas se aproveitaram para passar.
Sem fiscalização
"Todos sabem que é preciso evitar aglomeração. A Prefeitura fechou os acessos ao Rola Moça e ao Topo do Mundo, mesmo assim as pessoas insistem em invadir os espaços e não respeitar as barreiras. A fiscalização no município era feita pela Defesa Civil que não tem poder de polícia, apenas acionava a PM em casos necessários", informou nota.
Ainda segundo o documento, com os decretos suspensos, o trabalho de fiscalização se torna inútil, pois não há como impedir o que não está proibido. "É preciso que as pessoas se conscientizem e evitem aglomeração em qualquer lugar. O Município recorreu da decisão da Justiça, mas não teve retorno ainda", finaliza o órgão por meio de nota.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica porque você deve aprender a tossir
VIDEO1
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás