Cerca de 50 cadetes, futuros oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), participam nesta segunda-feira(15) e na terça-feira(16), de uma campanha de doação de sangue realizada pela Escola de Formação de Oficiais (EFO), da PMMG.
O grupo será dividido em duas equipes de 25 pessoas por dia, devido às restrições impostas pela COVID-19. As doações desta segunda, tiveram início às 7h.
A ação tem o objetivo de contribuir para o aumento nos estoques do banco de sangue da Fundação Hemominas, unidade do Barreiro, em Belo Horizonte, que neste momento de pandemia encontra-se em nível de alerta.
A chegada do coronavírus desestabilizou a balança de estoques de sangue em Minas Gerais. Nesta segunda-feira (15), um gráfico divulgado pela fundação mostrou a situação dos estoques para cada tipo sanguíneo: O+, O-, A , A-, B- e AB- estão em estado de alerta.
Para o cadete Junior Souza, que também participará da doação, o momento atual pede essa demonstração solidariedade . “O pessoal está animado e satisfeito em estar ajudando. É mais uma forma da polícia estar ao lado e ajudar o povo mineiro nessa situação tão complicada.”
Quem pode doar
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue.
Também pode doar quem estiver em boas condições gerais de saúde,
Quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, quem pesa acima de 50 kg, e mulheres que estejam menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
Há várias situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporariamente. Entre elas, o peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas, execução recente de tatuagens.