As celebrações religiosas em Divinópolis, Região Centro-Oeste de Minas, devem ser retomadas a partir desta sexta-feira (19). Para isso, a cidade está se preparando e orientando líderes religiosos sobre as normas a serem seguidas. Representantes evangélicos e católicos passaram por treinamento com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Leia Mais
Minas terá 52 mortes no dia do pico da COVID-19, prevê governoCOVID-19: em 18 dias, Minas dobra mortes que acumulou em três mesesPico do coronavírus: Zema teme colapso do sistema de saúde em um mêsObras do PAC Saneamento são retomadas em Divinópolis após nove anos paradasVereador de Divinópolis prende cão em sala da Câmara é acusado de maus-tratosA decisão do bispo dom José Carlos, segundo o vereador e pastor Marcos Vinícius (DEM), não altera o cronograma das igrejas evangélicas.
“Os pastores já foram capacitados. Quanto à igreja católica, a decisão é do bispo. No nosso caso, evangélicos, aguardamos o decreto para reabertura, seguindo todas as medidas preventivas recomendadas pela a OMS e autoridades sanitárias”, afirmou.
Entre as medidas pré-fixadas estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento de 1,5 metro entre os fiéis, disponibilização de álcool em gel.
Também deverá ser realizada a desinfecção dos espaços antes das celebrações.
A capacidade máxima será de 100 pessoas para as igrejas que comportarem essa quantidade considerando a distância mínima entre os presentes.
Mapeamento de risco
A retomada das atividades econômicas e celebrações serão norteadas pela “Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco”. Ela foi aprovada nessa quarta-feira (17) pelo Comitê de Enfrentamento da COVID-19.O documento leva em consideração o coeficiente de incidência como ameaça e a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a COVID como vulnerabilidade. Ela segue os moldes do plano “Minas Consciente” do governo estadual.
Quase todos os setores econômicos já tiveram as atividades flexibilizadas na cidade. As celebrações religiosas está entre as últimas. Ainda há previsão para a permissão, já nesta sexta, de reabertura dos bares noturnos, entretanto sem venda de bebida alcoólica.
“Estamos nos reunindo periodicamente e analisamos se a medidas tomadas estão no caminho certo, se os prazos precisam ser estendidos, se o sistema municipal de saúde está conseguindo atender as demandas”, afirma o secretário de Saúde Amarildo de Sousa.
O funcionamento de bares ainda não foi confirmado pelo comitê.
Celebrações autorizadas
Outras quatro cidades dos Centro-Oeste – Bom Despacho, Cláudio, Nova Serrana e Arcos – já autorizaram a retomada dos cultos religiosos.
Vários critérios foram definidos como distanciamento mínimo entre os fiéis e demarcação nos assentos. Vidros de álcool em gel devem ser espalhados pelas igrejas para os presentes. Membros do grupo de risco não podem participar.
As celebrações evangélicas já estão ocorrendo.
Em Cláudio, apesar da permissão para cultos, as missas nas igrejas católicas serão retomadas a partir de sábado (20). O número permitido de participantes varia de acordo com o tamanho do espaço.
As celebrações dominicais foram ampliadas e, para participar, os fiéis devem se cadastrar.
Nesta mesma data, também voltam a ser realizadas as missas em Nova Serrana. Já em Arcos, elas serão retomadas em 27 de junho.
A orientação da Diocese de Divinópolis é para manter as transmissões on-line para atingir os fiéis que não podem participar das presenciais.
*Amanda Quintiliano especial para o EM