Jornal Estado de Minas

OBRAS PÚBLICAS

Prefeitura perto de liberar mais uma etapa da Via 710

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pretende entregar até o fim deste ano importante obra viária de ligação entre as regiões Leste e Nordesde da capital. Trata-se da alça de acesso ligando a Avenida José Cândido ao Bairro Fernão Dias, no entrocamento da Rua Gustavo da Silveira, entre os bairros Santa Inês e Dom Joaquim.





Quando a obra estiver concluída, quem segue pela Avenida José Cândido da Silveira (sentido Sabará) e quer acessar a região do Bairro Fernão Dias ou retornar à Avenida José Cândido da Silveira, no sentido Centro, poderá usar a nova estrutura. Ela faz parte da chamada Via 710, que terá 5km de extensão e vai ligar as as Avenidas dos Andradas, no Horto, e Cristiano Machado, no Bairro União.

A obra começoui em setembro de 2014 e, segundo a PBH, o valor do empreendimento é de R$ 120 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Já o poder executivo municipal entra com R$ 160 milhões, usados em desapropriações.

São várias frentes simultâneas de trabalho. Os serviços no complexo da Avenida Cristiano Machado até a Vila Arthur de Sá, atrás do Minas Shopping, por exemplo, são de responsabilidade dos empreendedores. Diversos serviços já foram concluídos, dentre eles a implantação de passarela de concreto entre os viadutos, construção dos viadutos D e E, rotatória, pavimentação asfáltica, passeios, alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista Leste do complexo da Avenida José Cândido da Silveira, além da iluminação pública.





Na alça em questão, já foram finalizados o encaixe com a Avenida José Cândido da Silveira, a ligação e pavimentação do trecho dos empreendedores na pista Leste e retorno, a ligação com o trecho dos empreendedores na pista Oeste à rotatória 1 do Viaduto Bolívar, no Bairro União, e a iluminação entre as Avenidas Cristiano Machado e José Cândido da Silveira.

O Viaduto Bolivar, que tem como função principal a ligação do Bairro Fernão Dias e adjacentes ao Bairro União, será liberado para o trânsito de veículos “em breve”, segundo a PBH.

audima