Com o comércio flexibilizado desde abril, a Prefeitura de Santa Luzia vai permitir o funcionamento apenas dos estabelecimentos essenciais a partir de segunda-feira (22). O novo decreto com regras atualizadas foi anunciado nesta sexta (19) pela cidade, onde 156 casos de COVID-19 foram confirmados até aqui, além de quatro mortes.
Leia Mais
Obras de templo histórico de Santa Luzia revelam calçamento coberto com asfalto ao longo de décadasCoronavírus: barreiras sanitárias intensificam controle nos acessos a Santa LuziaPrefeitura de Santa Luzia publica decreto de flexibilização do funcionamento do comércioFantasma do lockdown assombra três regiões de Minas com alta incidência da COVID-19
Por outro lado, academias, bares e restaurantes deverão ficar fechados. Esses últimos, porém, poderão trabalhar com delivery.
As regras valem até 5 de julho. Neste período de tempo, parques, praças e quadras públicas também ficarão interditados.
Ao mesmo tempo, celebrações religiosas vão poder reunir no máximo 10 pessoas.
A prefeitura também orienta que quem faz parte do grupo de risco evite o transporte público nos horários de pico, no início da manhã e no fim da tarde.
Em nota, a prefeitura ressaltou que essas medidas poderão ter validade estendida caso necessário.
Informou, ainda, que haverá reforço na fiscalização por parte de agentes da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas.
"Conseguimos salvar milhares de empregos durante esse tempo (de flexibilização). Mas, infelizmente agora chegou o momento da gente enrijecer as nossas normas e contar, principalmente com o cidadão e comerciantes", disse, por meio de vídeo postado nas redes sociais, o prefeito Christiano Xavier (PSD).