O Laboratório Municipal de Biologia Molecular para análises de testes PCR, o mais indicado para diagnósticos de pacientes com o novo coronavírus, começou a funcionar, na manhã desta segunda-feira (22), no Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o laboratório vai ser capaz de realizar 320 exames diários, totalizando mais de 1,5 mil por semana. Oito servidores vão trabalhar no local.
O anúncio sobre o funcionamento do laboratório na capital havia sido feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em uma rede social, na quinta-feira passada (17).
Segundo a Secretaria de Saúde, a ideia é ampliar a capacidade de exames e que, futuramente, sejam realizados testes para diagnósticos de outros vírus.
Leia Mais
Coronavírus: governo identifica 118 surtos da doença em Minas Coronavírus: com 27 mortes em 24h, Minas chega a 688 e 1.277 novos casosDe olho no avanço do coronavírus, Santa Casa de BH ganhará 250 novos leitosCOVID-19: Organização Pan-Americana da Saúde visita BH para replicar estratégias da prefeituraPaciente curada de câncer de mama tatua logomarca do hospitalRecorde: BH tem 85% dos leitos de UTI ocupadosMontado com recursos da iniciativa privada e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o laboratório poderá, nas próximas semanas, aumentar mais sua capacidade de testagem – expectativa é de que chegue a 600 testes PCR feitos a cada 24 horas.
COVID-19 em BH
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, nesta segunda-feira (22), Belo Horizonte registra 4.332 casos confirmados da doença e 96 óbitos, sendo, 45 homens e 51 mulheres.
Ainda de acordo com o informativo, 2.744 profissionais de saúde notificaram a secretaria com a possibilidade de estarem com a doença. Entre eles, 254 testaram positivos e 2.319 negativos. Do total, 171 seguem em monitoramento.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.