A Prefeitutura de Montes Claros, no Norte de Minas, iniciou nesta segunda-feira (22) novo credenciamento para a contratação de pessoas físicas, empreendedores individuais e microempresas para o serviço de costura de 300 mil máscaras a serem doadas à população, como parte das medidas de combate à transmissão da COVID-19 na cidade.
Leia Mais
Recorde: BH tem 85% dos leitos de UTI ocupadosSó 17% das cidades mineiras aderiram a plano estadual de reabertura do comércio'Não é momento de flexibilizar', diz secretário sobre casos de COVID-19 em MGPandemia cancela festa de aniversário de Montes Claros Hospitais de Montes Claros suspendem cirurgias por falta de anestésicosTapumes de obra na Praça da Matriz de Montes Claros ganham pinturas e poemasOs contratados terão a missão de confeccionar 300 mil máscaras, recebendo R$ 0,40 por peça produzida. O valor engloba todos os custos diretos e indiretos, encargos, tributos, transporte, contribuições e obrigações sociais, trabalhistas e previdenciárias.
A Prefeitura de Montes Claros recebeu a doação da Coteminas, maior conglomerado têxtil do país, de 900 mil kits para as máscaras. A companhia, que foi fundada na cidade, doou o tecido cortado, cabendo ao município providenciar o acabamento e a distribuição aos moradores.
A cidade conta com uma população de 409,34 mil habitantes. O município decidiu contratar a confecção das máscara por meio de chamamento público, procedimento que possibilita a contratação de serviços de pessoas físicas sem exigências burocráticas.
Em abril, a Prefeitura de Montes Claros realizou o primeiro chamamento para a confecção das máscaras, com a contratação de cerca de 160 costureiros, a maioria pessoas físicas, que produziram, no total, 500 mil máscaras.
Uma dessas pessoas físicas é a dona Janete Ferreira, do Bairro São Judas. Ela produziu 6 mil máscaras, o que, segundo ela, trouxe uma renda importante, principalmente neste momento de pandemia.
"É uma oportunidade boa para a gente, que trabalha como autônomo, e também para a população de Montes Claros", assegurou a costureira.
A obrigatoriedade do uso das máscaras em vias públicas e estabelecimentos comerciais e de serviços em Montes Claros foi determinada por decreto municipal.
Na quinta-feira (18) foi implantada a quarta etapa do plano de flexibilização das atividades econômicas do município, com a reabertura de bares, restaurantes, shoppings centers, salões de beleza e academias. Os estabelecimentos devem atender a uma série de restrições contra a transmissão do coronavirus..
Número de casos
Até esta segunda-feira (22), de acordo com boletim da Secretaria Municipal de Saúde, Montes Claros teve confirmados 176 casos de pessoas contaminadas com a COVID-19 e três óbitos provocados pela doença.
Ainda de acordo com o órgão municipal, 105 pacientes se curaram da COVID-19 na cidade-polo do Norte de Minas.