Para aumentar o controle dos casos do novo coronavírus, Viçosa, na Zona da Mata mineira, começou a usar aparelhos que medem a temperatura corporal em tempo real nas barreiras sanitárias e em pontos móveis do município. A Secretaria de Saúde do município disponibilizou cinco unidades do equipamento.
Leia Mais
Por causa da pandemia, metroviários entram em greve a partir desta quartaCOVID-19 no Brasil: futuro da pandemia pode ser ainda mais devastadorPartos em tempos de pandemia: veja o que mudou em uma maternidade de BHcoronavirusmgSindicato alerta para sobnotificação de casos em profissionais da saúdeSegundo o secretário de Saúde do município, Marcus Schitini, o levantamento permite ampliar a capacidade de controle sobre os casos suspeitos. “Caso alguém venha a ser confirmado como caso positivo, temos como saber o histórico do paciente e evitar que o vírus se espalhe”, afirma.
Os aparelhos permitem que os profissionais da saúde consigam medir a temperatura em uma distância segura. A fim de reforçar a segurança, as equipes receberam treinamento para o uso correto do equipamento.
As câmeras serão utilizadas nas barreiras sanitárias e em pontos móveis da cidade, como portas de hospitais e unidades de saúde, rodoviária e bairros com maior intensidade de casos notificados e confirmados.
As câmeras termográficas também conseguem captar a presença de várias pessoas de forma simultânea. Segundo a secretaria de Saúde, os equipamentos poderão ser utilizados para comprovar aglomerações irregulares durante as operações de fiscalização. Esse trabalho também ganhará, em breve, o reforço de drones.