Um levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais apontou que mais da metade das denúncias anônimas recebidas entre janeiro e maio deste ano foram sobre tráfico de drogas, com mais de 16 mil notificações.
Leia Mais
Jovem é preso com drogas e seis armas dentro de prédio na Grande BHTempo seco deixa manhãs e noites geladas em BH e em MinasParalisação em BH: contra avanço da COVID-19, metrô funciona só em horários de pico nesta quartaPolícia civil desmantela quadrilha de tráfico de drogas sintéticasPolícia encontra 230 barras de maconha em fundo falso de carreta em UberlândiaForam quase 30 mil denúncias relacionadas ao tráfico que possibilitaram a apreensão de aproximadamente 59 mil papelotes, pinos ou porções de cocaína, 41 mil buchas, porções ou tabletes de maconha e mais de 40 mil pedras ou porções de crack só neste ano.
Belo Horizonte foi a cidade com o maior número de queixas, sendo 19% do total, seguida por Uberlândia, com 6%, e Juiz de Fora, com 5%.
O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Leandro Almeida, afirma que a denúncia de tráfico seja a mais comum por estar próximo ao denunciante. “Acontece na rua dele, em uma esquina do seu trajeto, em determinada festa ou encontro, e o indivíduo toma conhecimento”, explica.
O Disque Denúncia
Almeida ainda reforça a importância da denúncia. "O principal papel do Disque Denúncia é ser um elo entre o cidadão e as forças de Segurança de nosso Estado", defende.
O Disque Denúncia 181 garante e resguarda o anonimato absoluto do denunciante e das informações passadas. "O anonimato é a chave para se chegar à informação", completa Leandro Almeida.
Vale lembrar que com a denúncia envolve uma apuração detalhada e de longo prazo por parte das autoridades competentes. Em caso de flagrantes, urgências e emergências, em que se faz necessária uma ação imediata, a orientação é fazer contato direto com as corporações: Polícia Militar (190), Polícia Civil (197) e Corpo de Bombeiros Militar (193).
Semana Nacional de Combate às Drogas
Entre 22 e 28 de junho, acontece a Semana Nacional de Combate às Drogas, em que há movimentos em todo o país com foco em ações operacionais voltadas para a prevenção e a repressão ao narcotráfico.
De forma integrada, a Sejusp, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal realizam ações ostensivas, repressivas e investigativas com o objetivo de diminuir a oferta de drogas.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira