Uma massa de ar seco que atua sobre Minas Gerais deixa a umidade do ar no estado no nível mais baixo desta semana: na casa dos 20%. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda por causa do fenômeno, a tendência é que o tempo continue seco, com céu claro e sensação de frio ao amanhecer e à noite em todo o estado. A temperatura mínima em Minas foi de 4°C, no Sul, e a máxima deve chegar aos 32°C, no Triângulo.
Com a atuação da massa de ar seco, apenas a faixa leste do estado tende a apresentar maior cobertura de nuvens em virtude de umidade vinda do oceano.
Essa mesma massa de ar seco também favorece a elevação da temperatura ao longo do dia, mesmo com a sensação de frio no início da manhã e pela noite. Em BH, a máxima deve ser de 26°C e a mínima de 10°C.
Atenção com o tempo seco
A baixa umidade do ar exige alguns cuidados especiais com a saúde. Recomenda-se umidificar os ambientes com vaporizadores, baldes com água ou toalhas molhadas, além de se proteger do sol e abusar da hidratação.
Outra orientação fundamental é evitar os exercícios físicos ao ar livre - tanto pelo tempo seco quanto para evitar o contágio do novo coronavírus.
* Estagiário sob supervisão dea subeditoa Jociane Morais