(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Após um mês de luta contra o coronavírus, caminhoneiro deixa UTI sob aplausos em Itabira

Caminhoneiro foi transferido para a enfermaria sob aplausos dos funcionários do hospital e de um dos seus filhos, que acompanhou sua saída do setor


postado em 26/06/2020 11:41 / atualizado em 26/06/2020 12:34


Por 33 dias o caminhoneiro José Claudio Serafim, de 68 anos, travou uma luta incansável contra o coronavírus. E ele venceu. O paciente deixou nessa quinta-feira (25) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), em Itabira. Sob aplausos de médicos, enfermeiros, funcionários e de um dos filhos, o idoso foi levado para a enfermaria, onde continuará se recuperando. O quadro de saúde do motorista é estável e ele permanecerá em observação antes de receber alta.


Foi no dia 24 de maio que José Serafim teve o estado de saúde agravado. Ele foi transferido com urgência para a UTI dedicada exclusivamente às pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Ao longo do tratamento, chegou a utilizar ventilação mecânica devido à gravidade dos sintomas e ficou entubado por 18 dias.
Aplaudido, seu José Cláudio deixa a UTI em maca com cartaz de comemoração(foto: Divulgação/Hospital Nossa Senhora das Dores)
Aplaudido, seu José Cláudio deixa a UTI em maca com cartaz de comemoração (foto: Divulgação/Hospital Nossa Senhora das Dores)

Emoção 


A saída de José Serafim do CTI comoveu a equipe médica, que o recebeu calorosamente com aplausos, balões e cartazes com dizeres de felicidade pela batalha vencida. 

No início desta semana, em conversa com o DeFato Online, de Itabira, um dos filhos do caminhoneiro comentou sobre como a família acompanhava a luta do pai. “Nos primeiros dias ele estava se sentindo bem, piorou no terceiro dia. Ele estava bem, cheguei a conversar com ele por telefone. Quando meu pai foi para a UTI e teve uma crise aguda a gente ficou desesperado. Ele foi entubado e teve aquele processo todo. É muito desesperador, agoniante, muito difícil”, relata o filho, que é servidor público estadual.

Nesta quinta, outro filho do paciente, Alexandre Sérgio Serafim, foi até o hospital e se alegrou ao saber que em breve poderá receber o senhor José casa. “Foram momentos de muita aflição. Meu pai é um cara muito ativo, muito alegre e, de repente, ele foi retirado da gente. Sofremos muito neste período. Foram 18 dias entubado, ficamos com muito medo de perdê-lo. Nosso mundo caiu e o hospital reconstruiu o nosso mundo”, afirmou o filho do caminhoneiro.

História


O caminhoneiro viaja o Brasil inteiro, trabalha para uma grande transportadora. Ia em casa de 15 em 15 dias. Estava de passagem pela região no dia que teve um mal estar e precisou ser internado. 

Segundo parentes, o caminhoneiro vem de uma família grande, tem 13 irmãos, é casado e tem quatro filhos, todos já adultos. Ele, segundo o filho, é muito querido pelos familiares, amigos e colegas de trabalho. José Serafim completou 68 anos no dia 2 de junho, quando estava hospitalizado há 11 dias.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)