Se entender tudo que estamos vivendo já é complicado para quem é adulto, imagine como deve estar a cabeça das crianças. Para facilitar essa comunicação com o público infantil, o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, desenvolveu o “Coronaoquê?”.
Leia Mais
Quase 2 mil pessoas estão internadas com COVID-19 no SUS mineiroBH registra mais um dia de recorde de ocupação de leitos para COVID-19Minas tem quase 700 cidades com casos de COVID-19; pesquise a suaMais de 50% das mortes por COVID-19 em Minas ocorreram nas 10 maiores cidadesCoronavírus: com 45 mil infectados, Minas chega a 965 mortes; BH a 136COVID-19: estoque crítico de medicamentos vira pesadelo em Minas“Ela já veio da escola com muita informação sobre o que é o corona, que não pode abraçar o colega, essas coisas mais básicas. Para a gente foi mais difícil explicar o motivo da máscara, o medo de sair de casa”, conta Gisele Antoniolli, mãe da Giovana, que tem 4 anos.
Ela explica que a reação da filha, ao tentar entender esse contexto da pandemia, foi de medo. “Para ela, o corona é um grande monstro que vai chegar e atacar. Então precisamos trabalhar com ela a imaginação”, disse.
Ela explica que a reação da filha, ao tentar entender esse contexto da pandemia, foi de medo. “Para ela, o corona é um grande monstro que vai chegar e atacar. Então precisamos trabalhar com ela a imaginação”, disse.
Segundo o coordenador de conteúdo do LAbI e idealizador da produção, Tárcio Minto Fabrício, o conteúdo é trabalhado para aproximar o público infantil das notícias. "As crianças sem dúvida já ouviram essas recomendações como instruções, mas não necessariamente têm a resposta para o motivo de elas serem necessárias e importantes. Além de buscar uma linguagem que possa dialogar com as dúvidas e, também, com os sentimentos provocados pela pandemia, nosso objetivo é apresentar o conhecimento científico que sustenta essas instruções, por exemplo", ressalta.
A série “Coronaoquê?” é parte de outros conteúdos do LAbI para divulgar informações confiáveis sobre a COVID-19, apoiados pelo Centro de Inovação em Novas Energias (Cine) e pelo Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).
A produção dos vídeos está disponível na playlist “COVID-19” no canal do LAbI, no Youtube, o ClickCiência e no site www.labi.ufscar.br .
A produção dos vídeos está disponível na playlist “COVID-19” no canal do LAbI, no Youtube, o ClickCiência e no site www.labi.ufscar.br .
* Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.