A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), parte integrante da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), passa a contar, a partir desta terça-feira (30), com 140 novos etilômetros passivos. De posse deles, os policiais poderão verificar, a distância, se um motorista consumiu álcool. O equipamento é considerado muito importante no combate ao novo coronavírus, pois os militares não precisarão mais se aproximar de uma pessoa para medir a dosagem.
Segundo o major Douglas, da PRE, o novo equipamento visa dar maior incremento às operações da Lei Seca.
O militar informa que o total de aparelhos atende à demanda de todo o estado. E que além da segurança para o trabalho, significará uma grande economia nas fiscalizações, uma vez que reduzirá a necessidade de uso do etilômetro convencional – só soprará o bafômetro aquele motorista que tenha sido denunciado pelo novo equipamento.
"Este aparelho não mede a quantidade de álcool no sangue, apenas verifica de forma rápida se o suspeito está embriagado, possibilitando a realização do teste no etilômetro convencional somente para aqueles que efetivamente fizeram ingestão de álcool”, explica o major Douglas.