Termina nesta terça-feira (30) a fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe destinada a grupos prioritários. Mais de 18 milhões de integrantes dessa faixa ainda não se imunizaram, segundo o Ministério da Saúde. A partir desta quarta-feira (1º), a campanha será estendida para toda a população nos postos de saúde do país.
Leia Mais
Coronavírus: com 45 mil infectados, Minas chega a 965 mortes; BH a 136Coronavírus: apenas 19,3% dos municípios aderem ao Minas ConscienteCOVID-19: Hospital de Campanha de MG só conseguirá abrir 100% dos leitos depois da data prevista para o picoBases comunitárias da PM registram mais de 2,5 mil ocorrências na Região Centro-Sul de BHSegundo a pasta, isso pode auxiliar os profissionais da saúde na exclusão do diagnóstico da COVID-19, já que os sintomas são parecidos. Também evita um congestionamento na procura pelos serviços de saúde.
De acordo com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), as vacinas contra a gripe imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A cada ano é feita uma mudança, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe da época.
Até maio de 2020, foram registrados 1.517 casos de gripe em todo o país e 209 mortes, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, foram distribuídas quase 80 milhões de vacinas e mais de R$ 1 bilhão investido na aquisição das doses.
Fazem parte do grupo prioritário:
- Idosos com 55 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Membros das forças de segurança e salvamento;
- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais;
- Caminhoneiros;
- Motoristas e cobradores de transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Povos indígenas;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional;
- Pessoas com deficiência;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (pós-parto até 45 dias);
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a vacina está disponível em todos os 148 centros de saúde da capital e em 38 pontos extras montados para evitar filas e aglomerações.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina