Jornal Estado de Minas

SUL E ZONA DA MATA

Reflexo do ciclone: fortes rajadas de vento podem atingir pontos de Minas nesta quarta

Uma frente fria acoplada ao ciclone extratropical que está atuando no Sul do Brasil pode ocasionar reflexos em pontos de Minas Gerais nesta quarta (1º). A previsão é de instabilidade com fortes rajadas de vento e alta nebulosidade na Zona da Mata e no Sul de Minas. Na capital, o tempo fica tranquilo, com máxima de 25°C e mínima de 13°C.



Apesar dos reflexos em pontos de Minas, o ciclone não terá nenhuma atuação no estado. "Ele vem acoplado com uma frente fria, que está passando pelo Sudeste, no litoral de São Paulo. Ele vem com alta pressão e causa nebulosidade e fortes rajadas de vento no Sul e na Zona da Mata", explica Cleber Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os ventos nas regiões mineiras poderão chegar a até 25 km/h - índice ainda muito inferior aos 100km/h registrados em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nessa terça (30).

Na capital e nas demais regiões do Estado, o céu fica de claro a parcialmente nublado nesta quarta-feira. A exceção é a faixa leste, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, onde há maior cobertura de nuvens também ocasionada por ventos vindos do oceano. A máxima em Minas hoje deve ser de 31°C, no Norte, Noroeste e Triângulo, e a mínima de 8°C, no Sul.

Frio mais intenso ao longo da semana


Outro reflexo da atuação do ciclone extratropical no Sul do Brasil é a chegada de uma massa de ar polar no final de semana. A tendência é que haja quedas expressivas de temperatura até domingo.

* Estagiário sob supervisão do subeditor Daniel Seabra