Jornal Estado de Minas

Minas Gerais supera mil mortes por COVID-19; casos ultrapassam 47,5 mil

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)

 

Nesta quarta-feira, Minas Gerais confirmou as mortes de 1.007 pessoas pela COVID-19, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde. Foram 42 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. O total de casos confirmados é de 47.589, sendo 2.583 registrados de ontem para hoje. Vale lembrar que a projeção do pico de casos da doença provocada pelo coronavírus é para 15 de julho.



 

Ontem, o boletim da secretaria contabilizava 45.001 casos, dos quais 965 evoluíram para óbito.  Mais de 100 dessas mortes ocorreram na capital mineira. Belo Horizonte começou a semana com 130 óbitos. Nesta quarta, já são 144. Mais expressivo foi o aumento do total de casos em 24 horas: 347 confirmações. Nessa terça, segundo o levantamento, eram 5.374 casos. Hoje, 5.771. 

Belo Horizonte e Contagem lideram

 

Conforme a planilha de óbitos confirmados por município, também repassada pela Secretaria de Estado de Saúde, as mortes que entraram no boletim de hoje ocorreram entre os dias 9 e 29 de junho. Entre os municípios que apareceram na lista, Belo Horizonte e Contagem registraram o maior número. 

 

Dos 42 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, oito ocorreram em Belo Horizonte. Em Contagem foram seis. Em seguida vem Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com três óbitos. Patos de Minas e Juiz de Fora registraram dois óbitos cada um.


Os demais municípios com óbitos na lista são Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Coromandel, Bela Vista de Minas, Piumhi, Ataléia, Nanuque, Carlos Chagas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Caratinga, Timóteo, Santa Juliana, Araxá, São Joaquim de Bicas, Lavras, Curvelo, Buenópolis, Alvorada de Minas e Almenara.


Escalada

 

A escalada dos casos de COVID-19 em Minas Gerais não para desde o primeiro registro no estado, em 8 de março. Em sete dias, o número subiu para 14 confirmações e, no fim do mês, já eram 275 pacientes vítimas da doença no estado. A primeira morte foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde no dia 30 daquele mês. Em 17 de abril, o estado chegou à casa dos milhares de casos, com 1.021 confirmações. De lá para cá, os gráficos seguem em curva ascendente. 

 

Ainda em abril, alguns municípios começaram a flexibilizar o isolamento social, autorizando a abertura do comércio e alguns serviços. Com mais gente nas ruas e no transporte público, houve locais onde foi preciso voltar atrás após o aumento da transmissão do coronavírus. 

 

Hoje, a doença já atinge 83% do estado, sendo encontrada em 710 dos 853 municípios mineiros. O número de casos de pessoas que se recuperaram da COVID-19 no momento é de 27.912. Ainda há outros 18.665 pacientes em acompanhamento.