Em meio à pandemia de coronavírus, a possibilidade de realizar casamentos por videoconferência foi ampliada para todo o estado de Minas Gerais. A portaria foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e pela Corregedoria-Geral de Justiça nesta quarta-feira, 1º de julho. A realização dos casamentos virtuais durante o período de isolamento deve ajudar na prevenção do contágio pelo coronavírus.
Leia Mais
Comarca de Ituiutaba realiza casamento comunitário respeitando o isolamento socialCartórios de cidades do interior de Minas passam a realizar casamentos virtuaisCoronavírus: o drama das noivas que tiveram o casamento canceladoCasamentos adiados: além da frustração, mais contas a pagarEm Caeté, homem é preso por agredir policial e danificar carro do militarAs práticas virtuais devem ser realizadas por meio de plataforma teconológica capaz de receber e fazer pedidos. Para habilitação dos casamentos, o casal precisa ter assinado o pedido de forma digital ou na presença de um oficial.
Os cartórios informarão, em suas páginas na internet, quais plataformas devem ser acessadas para a realização do cadastro prévio. Para os procedimentos em que haja necessidade de certificado digital, os cartórios devem indicar como obtê-lo.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa