A Prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, decidiu barrar, a partir desta quinta-feira (2/7), a entrada de pessoas na cidade em função da pandemia de COVID-19.
Leia Mais
Coronavírus: com recorde de 52 mortes, Minas chega a 1.059 e 50 mil casosKalil sobre a COVID-19: 'Estamos em guerra. Só que não tem bomba. A guerra é invisível'Coronavírus pressiona o Vale do Aço e cidades na divisa com o RioTiradentes libera entrada de turistas e retoma atividades comerciaisGoverno de Minas libera venda de alimentos por ambulantesEntre essa justificativas estão a "aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médicos hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal"; comparecimento próprio ou como acompanhante a consultas, tratamentos e exames; saques e depósitos bancários; e trabalho em atividades essenciais.
Em todos os casos será obrigatório o uso de máscaras protegendo a boca e o nariz. A norma também proibe visitas a prédios e casas, exceto por seus residentes ou pessoas que estejam desempenhando atividade ou serviço essencial. A punição vai de advertência a multa, passando por embargo ou interdição de estabelecimento.
De acordo com o prefeito Zé Antônio do Pacu, a cidade se fechará agora para que possa reabrir as portas no futuro sem qualquer perigo de transmissão do vírus: "A gente está preparando a cidade para uma reabertura consciente e com segurança no futuro. Nesse período, estamos com uma equipe de funcionáris conversando com os moradores e entregando um panfleto para orientar as pessoas, que têm recebido tudo muito bem as informações".
Ele alega que a abertura da cidade para os visitantes neste momento representa um risco a mais para a população "Estamos com a cidade fechada e com todo o empresariado sofrendo por causa da falta de arrecadação. Mas várias pessoas de outros municípios vizinhos vinham para cá durante o dia, o que traz mais risco de transmissão do vírus para nossa população. Logo, no futuro, vamos estar com a cidade preparada para finalmente poder receber nossos visitantes".
Segundo a prefeitura da cidade histórica, "haverá intensificação e extensão das barreiras sanitárias para fiscalização ainda mais rigorosa e coibir o fluxo de pessoas. A cidade estará fechada para todo e qualquer tipo de visitante. Você, morador, não convide pessoas para virem a Tiradentes, pois não serão autorizadas a entrarem no município", recomendou a prefeitura. "A administração conta com a compreensão dos moradores, empresários e dos visitantes. E, espera em breve, poder receber a todos com segurança e muito carinho."
Tiradentes optou por não aderir ao programa Minas Consiciente criado pelo Governo de Minas para a reabertura gradual da economia. Segundo o chefe do Executivo Municipal, o município vai se resguardar primeiro na questão da saúde para depois liberar o funcionamento do turismo local.
O município tem quatro casos de COVID-19 e um óbito confirmados. Ainda há 12 pessoas em isolamento domiciliar.