Jornal Estado de Minas

BH volta a superar Uberlândia e lidera casos de COVID-19 no estado

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)


Belo Horizonte voltou a passar Uberlândia no número de casos de COVID-19. Do dia 26 de junho até ontem, a cidade do Triângulo liderava essa triste estatística no estado, mas com o novo boletim divulgado nesta manhã pela Secretaria da Saúde, BH passou a ter 6.976 casos da doença, dois a mais que Uberlândia. Na capital, já morreram, segundo os dados oficiais, 157 pessoas acometidas pela COVID-19, enquanto em Uberlândia foram registradas 92 mortes até agora.


Embora tenha 691 mil habitantes, população bem menor que a de Belo Horizonte, com 2,5 milhões, a cidade do Triângulo tem números parecidos com os da capital quando o assunto é pandemia. Segundo o assessor técnico de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Uberlândia, Clauber Lourenço, o número de testes feitos pela cidade justifica a alta quantidade de diagnósticos positivos. “Uberlândia é uma das cidades que mais testa no Brasil. Testamos, por 100 mil habitantes, mais que 24 estados brasileiros. Quem testa mais vai encontrar mais o vírus”, disse na semana passada ao Estado de Minas.  

Como mostrou reportagem do EM, publicada no início desta semana, a COVID-19 está concentrada nos grandes aglomerados urbanos. De acordo com balanço da Secretaria da Saúde, mais de 50% das mortes pela doença são de moradores das 10 cidades mais populosas do estado. Embora concentrem 30% da população mineira – estimada em 21 milhões -, essas cidades reúnem mais de 40% dos casos de COVID-19 no estado.